Acessibilidade / Reportar erro

Contadores de Histórias sobre Teatro e Educação

Storytellers about Theater and Education

Conteurs d'Histoires sur le Théâtre et l'Éducation

RESUMO

O texto propõe-se a refletir sobre algumas experiências de ensino e aprendizagem referentes ao conhecimento nos campos do teatro e da educação protagonizadas por professores de teatro em formação acadêmica de nível superior. Nesse sentido, enfocam-se as relações que se estabelecem entre as narrativas desses sujeitos de acontecimentos significativos das suas próprias histórias de vida e o processo de construção de conhecimento que envolve a docência em teatro, à luz da perspectiva interacionista. O material empírico do qual se extraem os dados que ilustram o estudo é constituído por narrativas textuais orais e escritas elaboradas por esses sujeitos; e as análises desses dados mediante conceitos de autores como Piaget, Damásio e Freire permitem enfatizar o caráter processual, relacional e coletivo da aprendizagem do professor de teatro.

Palavras-chave:
Teatro; Educação; Conhecimento; Experiência; Narrativa

ABSTRACT

The text aims to reflect on some experiences of teaching and learning that refers to the knowledge in the fields of theater and education, starred by academic drama teachers in Education level. In this signification, it is focused on the relationships established between the narratives of these individuals and of this significative events of their own story lives and the process of construction of knowledge that involves the teaching in theater, in light of the interactionist perspective. The empirical material from where is extracted the data which illustrate this study is consisted by oral textuals narratives and writings elaborated by these individuals, and the analysis of this data through concepts of authors as Piaget, Damásio and Freire permitting emphasize the procedural nature, relational and collective learning of the drama teacher.

Keywords:
Theater; Education; Knowledge; Experience; Narrative

RÉSUMÉ

Le texte est une réfléxion sur quelques expériences d‟enseignement et d‟apprentissage concernant la connaissance dans les domaines du théâtre et de l‟éducation vécues par des professeurs de théâtre en formation académique de niveau supérieur. Dans ce sens, sont abordées les relations qui s‟établissent entre les récits de ces individus sur des événements significatifs de leurs propres histoires de vie et le processus de construction de la connaissance qui implique l‟enseignement dans le théâtre, en ayant pour base la perspective interactionniste. Le matériel empirique dont sont prélevées les données qui illustrent cette étude est constitué par des récits textuels oraux et écrits élaborés par ces individus; et les analyses de ces données selon les concepts d‟auteurs comme Piaget, Damásio et Freire permettent de mettre en relief le caractère processuel, relationnel et collectif de l‟apprentissage du professeur de théâtre.

Mots-clés:
Théâtre; Éducation; Connaissance; Expérience; Récit

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • DAMÁSIO, António. O Mistério da Consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • PIAGET, Jean. Problemas de Psicologia Genética. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983. P. 209-294.
  • SARAMAGO, José. A História do Cerco de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras , 1989.
  • 1
    Os fragmentos de depoimentos analisados no texto foram selecionados dentre uma série de escritos (Memoriais e TCCs) e conversas registradas num diário de campo, que integram o material empírico da investigação. Nas transcrições literais (que figuram ao longo do trabalho em itálico, ou destacadas do corpo do texto) opta-se por preservar as identidades dos sujeitos da pesquisa, o que acarreta a omissão de dados pessoais (nomes de pessoas, cidades, ruas, escolas e grupos de teatro) e a adoção de nomes fictícios para identificar os seus autores.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2011

Histórico

  • Recebido
    Jan 2011
  • Aceito
    Abr 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com