Contadores de História sobre Teatro e Educação

Autores

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS

Palavras-chave:

teatro, educação, conhecimento, experiência, narrativa.

Resumo

O texto propõe-se a refletir sobre algumas experiências de ensino e aprendizagem referentes ao conhecimento nos campos do teatro e da educação protagonizadas por professores de teatro em formação acadêmica de nível superior. Nesse sentido, enfocam-se as relações que se estabelecem entre as narrativas desses sujeitos de acontecimentos significativos das suas próprias histórias de vida e o processo de construção de conhecimento que envolve a docência em teatro, à luz da perspectiva interacionista. O material empírico do qual se extraem os dados que ilustram o estudo é constituído por narrativas textuais orais e escritas elaboradas por esses sujeitos; e as análises desses dados mediante conceitos de autores como Piaget, Damásio e Freire permitem enfatizar o caráter processual, relacional e coletivo da aprendizagem do professor de teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS

Professora Adjunta e pesquisadora do Departamento de Arte Dramática e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS; Doutora em Educação pela UFRGS; membro do GESTE – Grupo de Estudos em Teatro e Educação, do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

 

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Bertoni dos Santos, V. L. (2022). Contadores de História sobre Teatro e Educação. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 1(1), 163–180. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/21200

Edição

Seção

Outros Temas