Acessibilidade / Reportar erro

De Volta à Sala Fechada: o meu diálogo com Jerzy Grotowski

Back to the Closed Room: my dialogue with Jerzy Grotowski

De Retour à la Salle Close: mon dialogue avec Jerzy Grotowski

RESUMO

A partir da leitura de cartas e textos de Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e Constantin Stanislavski, este texto discute as diferentes compreensões do autor acerca da obra de Grotowski. Ao comparar diferentes passagens de escritos de Grotowski e Stanislavski, este texto elucida e problematiza, do ponto de vista histórico, alguns elementos na genealogia da obra desses autores, incluindo a filiação de Grotowski em relação a Stanislavski. Por fim, apresenta-se o trabalho do ator no panorama de conceitos como memória e corpo-energia, próprios da herança desses diretores-pedagogos.

Palavras-chave:
Teatro; Jerzy Grotowki; Constantin Stanislavski; Eugenio Barba; Ator

ABSTRACT

From the reading of letters and texts by Jerzy Grotowski, Eugenio Barba and Constantin Stanislavski, this text discusses the different understandings of the author about Grotowski's work. By comparing different passages from the writings of Grotowski and Stanislavski, this text elucidates and discusses, from a historical viewpoint, some elements in the genealogy of the work of these authors, including the affiliation of Grotowski in relation to Stanislavski. Finally, the work of the actor is presented in the panorama of concepts such as memory and body-energy, both intrinsic to the legacy of these director- pedagogues.

Keywords:
Theatre; Jerzy Grotowski; Constantin Stanislavski; Eugenio Barba; Actor

RÉSUMÉ

À partir de la lecture de lettres et de textes de Jerzy Grotowski, Eugenio Barba et Constantin Stanislavski, l‟auteur de cet article propose une discussion autour des différentes lectures de l‟œuvre de Grotowski. En comparant divers passages des écrits de Grotowski et de Stanislavski, ce texte cherche à élucider et à problématiser, d‟un point de vue historique, quelques éléments de la généalogie de l‟œuvre de ces auteurs, y compris la filiation de Grotowski par rapport à Stanislavski. Enfin, le travail de l‟acteur est présenté dans la perspective de concepts comme ceux de la " mémoire " et du " corps-énergie ", propres à l‟héritage de ces metteurs en scène-pédagogues.

Mots-clés:
Théâtre; Jerzy Grotowski; Constantin Stanislavski; Eugenio Barba; Acteur

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario. Seminario a "La Sapienza", ovvero della coltivazione delle cipolle. In: ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario (Org.). Il Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Roma: Bulzoni, 2007.
  • BARBA, Eugenio. Alla Ricerca del Teatro Perduto. Una proposta dell‟avanguardia polacca. Padova: Marsilio, 1965.
  • BARBA, Eugenio. La Terra di Cenere e Diamanti. Il mio apprendistato in Polonia. Seguido por 26 cartas de Jerzy Grotowski a Eugenio Barba. Milano: Ubulibri, 2004.
  • BARBA, Eugenio. La Terra di Cenere e Diamanti. Il mio apprendistato in Polonia. Seguido por 26 cartas de Jerzy Grotowski a Eugenio Barba. Bologna: Il Mulino, 1998.
  • BRENNEN, Richard; GROTOWSKI, Jerzy. Cronaca del Quattordici. In: ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario (Org.). Testimonianze e Riflessioni sull'arte come Veicolo. Roma: Bulzoni, 2008.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Dalla Compagnia Teatrale a L‟Arte come Veicolo. In: RICHARDS, Thomas. Al lavoro con Grotowski sulle Azioni Fisiche. Milano: Ubulibri, 1993.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Dalla Compagnia Teatrale all‟Arte come Veicolo. In: ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario (Org.). Jerzy Grotowski. Testi. S/D.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Esercizi. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. Il Teatr Laboratorium di Jerzy Grotowski 1959-1968. Pontedera: Fondazione Pontedera Teatro, 2001.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Il Performer. In: ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario (Org.). Jerzy Grotowski. Testi. S/D.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Le Prince Constant de Ryszard Cieslak. In: BANU, Georges (Org.). Ryszard Cieslak, acteur-emblème des années soixante. Paris: Actes Sud- Papiers, 1992.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Risposta a Stanislavskij. In: ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario (Org.). Jerzy Grotowski. Testi. S/D.
  • OSINSKI, Zbigniew. Jerzy Grotowski. Źródla, inspiracje, konteksty. Gdańsk: Slowo obraz terytoria, 1998.
  • RICHARDS, Thomas. Grotowski‟s Paratheatrical Projects. The Drama Review, New York, v. 19, n. 4, p. 63-64, dez. 1975.
  • RUFFINI, Franco. Quel Vuoto d‟Anni. Il libro di Jerzy Grotowski. Teatro e Stori, Roma, n. 20-21, 1998-99 {maio 2000}.
  • RUFFINI, Franco. Quel Vuoto d‟Anni. Il libro di Jerzy Grotowski. In: RUFFINI, Franco. Craig, Grotowski, Artaud. Teatro in stato d‟invenzione. Roma-Bari: Laterza, 2009.
  • STANISLAVSKI, Konstantin. L‟Attore Creativo. Conversazioni al Teatro Bol‟soj (1918-1922). In: STANISLAVSKI, Konstantin. Ética. Firenze: La Casa Usher, 1980.
  • TOPORKOV, Vasilij O. Stanislavski in Rehearsal. The Final Years. New York: Theatre Arts Books, 1979.
  • TOPORKOV, Vasilij O. Stanislavskij alle Prove. Gli ultimi anni. Milano: Ubulibri, Milano 1991.
  • 1
    Quanto aos eventos citados na carta: sobre o encontro em Wroclaw em 1975 conforme Wroclaw 1975. Miele a San Giovanni; a referência a Artaud está no livro I teatri di Artaud. Crudeltà, corpo-mente, que foi publicado há pouco tempo (Il Mulino, Bologna, 1996); sobre o seminário para diretores ocorrido em Pontedera em 1989 - não nove, então, mas oito anos antes - encontra-se em Pontedera 1989. La sigaretta di Stanislavskij; de 24 a 27 de abril de 1997 se desenvolveu em Wroclaw o encontro Laboratórios, grupos e estudos teatrais no século XIX na Europa.
  • 2
    A definição de texto-programa se encontra na carta a Barba de 5 de setembro de 1965.
  • 3
    L'Università della ricerca foi realizada com o patrocínio do Instituto Internacional do Teatro, que, de 8 a 28 de junho de 1975, em Varsóvia, havia promovido uma nova edição do Festival de Théâtre des Nations, que havia estado inativo por vários anos. Ele foi organizado pelo Teatro Laboratório de Grotowski, pelo Odin Teatret de Barba e pelo Teatro Daidalos de Malmoe.
  • 4
    Veja Eugenio Barba, Théâtre psycho-dynamique, p. 75. O texto é uma brochura preparada para uso interno. Barba a retoma amplamente no seu livro de 1965. O agradeço por fornecer-me um manuscrito.
  • 5
    Edward Gordon Craig, Il mio teatro, (Org. Ferruccio Marotti), Feltrinelli, Milano 1971, respectivamente p. 4 e p. 29. Na versão mais ampla, este parágrafo figura no meu L'attore che vola. Boxe, acrobazia, scienza della scena, Bulzoni, Roma, 2010.
  • 6
    Ver Jerzy Grotowski, Risposta a Stanislavskij. In: Attisani; Biagini (Org.)., Jerzy Grotowski. Testi, p. 50. O texto foi publicado em primeira edição italiana, como apêndice a K. Stanislavskij, L'attore creativo. Conversazioni al Teatro Bol'šoj, por Fabrizio Cruciani e Clelia Falletti. Firenze: La casa Usher, 1980.
  • 7
    Ver Jerzy Grotowski, Dalla compagnia teatrale, versão definitiva, em A. Attisani e M. Biagini (Org.), Jerzy Grotowski. Testi, p. 99; destaque meu. Devo a sinalização da variante em relação a primeira edição italiana a Mario Biagini e Thomas Richards. Fizeram-me em ocasião da leitura do meu ensaio sobre Per un teatro povero, do qual falei no parágrafo anterior.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2011

Histórico

  • Recebido
    Jan 2011
  • Aceito
    Maio 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com