Máscaras Larvárias online:

desafios pedagógicos

Autores

  • Cláudia Muller Sachs Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Professora

Palavras-chave:

máscara larvária, Lecoq, pedagogia, Covid 19, atuação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar procedimentos pedagógicos relacionados ao trabalho com as máscaras larvárias, enfatizando as adaptações realizadas para o modo online devido à pandemia de Covid 19 no Brasil. Baseada sobretudo na pedagogia de Jacques Lecoq (1921-1999), apresento alguns aspectos históricos e conceituais sobre a utilização dessas máscaras enquanto ferramenta pedagógica e artística a partir da experiência de uma oficina online realizada em 2021. Pretendo, assim, discutir sobre as especificidades da linguagem dessa máscara e sobre os desafios que a adequação para o modo digital suscitou, de modo a contribuir para a disseminação e atualização desse conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Muller Sachs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Professora

Atriz, diretora, professora e preparadora corporal. Doutorado em Teatro (UDESC,2014), Mestrado em Teatro (UDESC, 2004) e Especialização em Teoria do Teatro Contemporâneo (UFRGS, 2002). Estudou na École International de Théâtre Jacques Lecoq, cuja pedagogia pesquisou no mestrado e doutorado. Bolsista PNPD/Capes no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS (2014 a 2016). Professora adjunta na UFRGS(Universidade Federal do Rio Grande do Sul) desde 2016.

Referências

ASLAN, O.; BABLET, D. et all. Le masque du rite du thèâtre. Paris: Ed. CNRS,1985.

CARMONA, Daniela; BARBOSA, Zé Adão. Teatro: atuando, dirigindo e ensinando. Porto Alegre: Ed.Artes e Ofícios, 2004.

COSTA, Felisberto S.da. Máscara: corpo. Artifício. In: BELTRAME, Nini e ANDRADE, Milton (org). Teatro de Máscaras. Florianópolis: UDESC, 2010. P.11 a 26.

FREIXE, Guy. Copeau, Lecoq, Mnouchkine. Une lignée théatrâle du jeu de l’acteur. Paris: Entretemps, 2014.

GAINES, David. Masks, pantomime blanche, cartoon mime. In: EVANS, Mark and KEMP, Rick. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London and New York: Routledge, 2016.

LEABHART, Thomas. Modern and post-modern mime. London: Macmillan Press,1989.

LECOQ, Jacques. Le corps poétique. Un enseigment de la créacion théâtrale. Paris: Actes Sud-Papiers/ANRT, 1997.

LOPES, Elizabeth Pereira. A máscara e a formação do ator. UNICAMP. Tese (Doutorado em Artes) Campinas, SP, 1990.

LOPES, Elisabeth. A magia das máscaras: o ator e seu duplo. In: BELTRAME, Nini e ANDRADE, Milton (org). Teatro de Máscaras. Florianópolis: UDESC, 2010. P.27 a 55.

MURRAY, Simon. Jacques Lecoq. Routledge. New York & London, 2003.

SACHS, Cláudia Müller. A metodologia de Jacques Lecoq. Estudo conceitual. PPGT/ Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Dissertação (Mestrado em Teatro) Florianópolis, 2004.

SACHS, Cláudia Müller. A Imaginação é um músculo. A contribuição de Lecoq para o jogo do Ator. PPGT/ Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Tese (Doutorado em Teatro). Florianópolis, 2014.

SCHEFFLER, Ismael. O laboratório de estudo de movimento e o percurso de formação de Jacques Lecoq. PPGT/ Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Tese (Doutorado em Teatro). Florianópolis, 2014.

WILSHER, Toby. The mask handbook. A practical guide. London and New York: Routledge, 2017.

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Sachs, C. M. (2022). Máscaras Larvárias online: : desafios pedagógicos. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(3), 1–25. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/118960

Edição

Seção

Performance e Formas Animadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)