A Ópera dos Três Vinténs : uma peça didática em um laboratório de uma escola da antiga União Soviética

Autores

  • Viktoria Volkova Freie Universität Berlin

Palavras-chave:

Bertolt Brecht, Peças didáticas, A Ópera dos Três Vinténs, Escola Soviética, Ensaios Teatrais.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre cenas específicas da peça A Ópera dos Três Vinténs de Bertold Brecht, encenadas em um espetáculo de teatro estudantil de Moscou, na antiga URSS, em 1982. O trabalho coletivo sob as condições de um teatro laboratório engendraram uma nova abordagem referente a outro formato brechtiano, a peça didática. O artigo problematiza a aprendizagem autorreflexiva dos estudantes e de seu professor ao trabalharem sob condições de teatro laboratório em um texto brechtiano. As práticas autorreflexivas foram descobertas pelos atores amadores por intermédio do súbito, embora inevitável, efeito de distanciamento de Brecht no formato da peça didática emergente.

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Publicado

2021-10-11

Como Citar

Volkova, V. (2021). A Ópera dos Três Vinténs : uma peça didática em um laboratório de uma escola da antiga União Soviética. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(4), 01–25. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/118869

Edição

Seção

Laboratórios em fluxo