Sobre uma Impossibilidade de Instauração de Dissensos:

fragmentos para um pequeno dicionário de verbos da pedagogia do teatro

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia do Teatro, Arquivo, Michel Foucault, Artes, Educação

Resumo

 Inspirada no trato arquivístico de Michel Foucault, este artigo nasce da investigação em que se fez um mapeamento de artigos que versam sobre a pedagogia do teatro em 10 periódicos científicos da área das Artes e das Artes Cênicas. Deuse a ver no interior de tal arquivo empírico um conjunto de 21 verbos regulares, a conduzir as condutas aí implicadas. Organizou-se, então, uma espécie de dicionário da pedagogia do teatro, valendo-se da apresentação em série de trechos desses artigos nos quais esses verbos estão presentes. Tal tecitura revela a maquinaria de veridicção atinente ao campo da pedagogia do teatro, evidenciando uma tendência à impossibilidade da instauração de dissensos.

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Biografia do Autor

Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Professor Adjunto do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá, atuando no curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

Gomes, S. S. (2022). Sobre uma Impossibilidade de Instauração de Dissensos:: fragmentos para um pequeno dicionário de verbos da pedagogia do teatro . Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(4), 1–27. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/117151

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