A Mímica Corporal em brasa:

intimidade, ateliê performativo e intervenção na criação do Duo Mimexe

Autores

  • Bya Braga Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Cênicas, Curso de Graduação em Teatro e Programa de Pós-Graduação em Artes.
  • Alexandre Brum Correa Duo Mimexe

Palavras-chave:

Artes Cênicas

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre a pesquisa performativa realizada pelo Duo Mimexe, em 2018, nos EUA, na relação com a Mímica Corporal. A experiência integrou o convívio, no modo laboratorial, com Thomas Leabhart, Leonard Pitt, Corinne Soum e Steven Wasson, ex-assistentes de Étienne Decroux, objetivando compreender ressonâncias artísticas e pedagógicas daquela arte em suas atividades atuais, em perspectivas interculturais, com estudos de reperformance e o corpo como arquivo. Discute-se o caráter de ateliê expandido fortalecido na experiência, concluindo que a maneira artística decrouxiana ainda pode ser guia de pesquisas baseadas na prática, gerando, inclusive, arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bya Braga, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Cênicas, Curso de Graduação em Teatro e Programa de Pós-Graduação em Artes.

Artista cênica (atriz e diretora). Professora e pesquisadora na área de teatro/atuação desde 1993 na UFMG. Doutora em Artes Cênicas. Pós-doutora Estudos da Performance (NYU) Possui o seguinte livro publicado: "Étienne Decroux e a artesania de ator. Caminhadas para a soberania", pela Ed.UFMG. Integrou a diretoria da ABRACE (2012-2014). Foi diretora da Escola de Belas Artes da UFMG (2013-2017).

Referências

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2013.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Martins Fontes: São Paulo, 1998.

BRAGA. Bya. Caderno de pesquisa de 2018. Arquivo pessoal da autora artista. 2018.

BRAGA, Bya. Étienne Decroux e a artesania de ator. Caminhadas para a soberania. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

CORREA, Alexandre Brum. Caderno de pesquisa de 2018. Arquivo pessoal do autor artista. 2018.

DECROUX, Étienne. Palabras sobre el mimo. Trad. César Jaime Rodríguez. México: Ediciones El Milagro/Arte y Escena Ediciones, 2000.

DECROUX, Étienne. Paraules sobre el mim. Trad. Mariana Miracle e Maria Zaragoza. Barcelona: Diputació Barcelona/ Institut del Teatre, 2008.

DECROUX, Étienne. Paroles sur le mime. Paris: Gallimard, 1964.

DE MARINIS, Marco. Mimo e teatro nel novecento. Firenze: La Casa Usher, 1993.

DULLIN, Charles. Souvenirs et notes de travail d´um acteur. Paris: Odette Lieutier Editeur, 1946.

DULLIN, Charles. Ce sont les dieux qu’il nous faut. Paris: Gallimard, 1969.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se na escrita e na vida. Em: Revista Educação & Realidade. V. 29, n. 1. UFRGS, 2004.

FACCO, Marta Lucia Cargnin. Reflexões sobre o ateliê como lugar/espaço em processos de criação em Artes Visuais. Revista Digital do LAV, 10(2), 213-227. 2017.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

MATURANA, H. R.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo, SP: Palas Athena, 2004.

SCHINO, Mirella. Alquimistas do palco: os laboratórios teatrais na Europa. Trad. A. K. Guimarães e M. C. Cescato. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Braga, B., & Correa, A. B. (2022). A Mímica Corporal em brasa: : intimidade, ateliê performativo e intervenção na criação do Duo Mimexe. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(2), 1–31. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/111281

Edição

Seção

Temas Contemporâneos III

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)