Laboratório de Pesquisa: metodologia de pesquisa corporalizada em artes cênicas

Autores

Palavras-chave:

Laboratório, Coreologia, Prática-como-Pesquisa, Métodos de Pesquisa, Pesquisa Corporalizada

Resumo

O artigo discute o conceito de laboratório nas artes da cena a partir de cruzamentos entre a pesquisa acadêmica e o teatro laboratório. Ao usar o termo laboratório, para descrever investigações corporais e cênicas que acontecem no estúdio, é discutida a combinação de atividades artísticas e acadêmicas para fomentar uma metodologia de pesquisa corporalizada nas artes cênicas. Para tal, são articulados exemplos de laboratórios em pesquisas de cunho teórico e Práticas-como-Pesquisa. Conclui-se apontando o laboratório como um método que gera um conhecimento tácito-somático e apresentando uma proposta metodológica para realização de práticas laboratoriais em pesquisa acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melina Scialom, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, UNICAMP, Doutora em Dança pela Universidade de Roehampton (UK), Especialista em Estudos Coreológicos (Trinity Laban, Londres), Mestre em Artes Cênicas (UFBA), Licenciada e Bacharel em Dança (UNICAMP), Melina é  pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA. É dramaturga, performer e fundadora do Núcleo de dança Maya-Lila.

Publicado

2021-10-11

Como Citar

Scialom, M. (2021). Laboratório de Pesquisa: metodologia de pesquisa corporalizada em artes cênicas. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(4), 01–28. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/111236

Edição

Seção

Laboratórios em fluxo