O Treinamento como Caminho para o Ethos na Formação do e da Atuante

Autores

  • Chavannes Péclat UNICAMP/Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA - UNICAMP
  • Renato Ferracini UNICAMP/Professor com credenciamento permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA - UNICAMP
  • Elias Lopes UFPB/Professor assistente no curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba.

Palavras-chave:

Teatro-Laboratório, Odin Teatret, LUME Teatro, Treinamento

Resumo

Neste artigo, os autores propõem discutir o treinamento como caminho para a formação do ethos do ator e da atriz, tomando como referência a prática desenvolvida pelos grupos Odin Teatret e LUME Teatro. Apresenta-se, na introdução, uma contextualização histórica sobre a dimensão laboratorial europeia do início do século XX. Em seguida, o texto se concentra no treinamento realizado pelos grupos citados e, a partir da análise de suas práticas artísticas, o artigo desenvolve uma leitura do treinamento como espaço de manifestação e consolidação contínua do ethos do ator e da atriz. Na conclusão, os autores reafirmam a perspectiva dada, acrescentando informações sobre como as práticas laboratoriais desses grupos têm se reinventado diante das restrições da pandemia global do COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chavannes Péclat, UNICAMP/Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA - UNICAMP

Doutorando em Artes da cena pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Mestre em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2017).Bacharel em Teatro pela Universidade Federal da Paríba. Ator contratado pelo INSTYTUTEM IM. JERZEGO GROTOWSKIEGO (Wroclaw - Polônia) no projeto Dynamika Metamorfozy (2012-2013). Foi um dos fundadores e pesquisadores do NUPTA Núcleo de Pesquisa do Trabalho do Ator (2010-2014). Tem experiência internacional na área de Artes, com ênfase em Teatro, tendo atuado no Brasil em peças teatrais e experimentos teatrais na Argentina e Polônia e trabalhado como ator em produção audiovisual no Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: Teatro, Trabalho do Ator/Performer, Voz e Atuação.

Renato Ferracini, UNICAMP/Professor com credenciamento permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA - UNICAMP

Ator, Pesquisador, Pai, Filho (mas Neto não mais, infelizmente!). Usa Brincos. Rizomático. Crítico. Positivo. Vital. Livre, Solto e Careca. Carrega sempre um pouco de amarelo, sol e noite nos bolsos para distribuir gratuitamente. 
Mesmo já dito o mais importante salienta-se que possui graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela UNICAMP. É ator-pesquisador e atualmente Coordenador Associado do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. É Presidente da ABRACE Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Ates Cênicas para a gestão 2019/2020/2021 e professor com credenciamento permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA - UNICAMP. Ministrou disciplinas em programas de pós-graduação - como professor convidado - na USP, UFPB (especialização), FURB (especialização), Escola Superior de Artes Célia Helena, Universidade de Évora (Portugal) e Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Possui quatro livros publicados: "A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator" (Editora da UNICAMP e FAPESP - 2001), "Café com Queijo: Corpos em Criação" (HUCITEC e FAPESP - 2006), "Corpos em Fuga, Corpos em Arte - ORG" (HUCITEC e FAPESP - 2006) e "Ensaios de Atuação" (Perspectiva e FAPESP - 2013). Possui artigos publicados nos principais periódicos de teatro. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido no LUME em muitas cidades do Brasil e em outros 22 diferentes países.

Elias Lopes, UFPB/Professor assistente no curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba.

Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba (1993), tem especialização em Fundamentos Metodológicos da Apreciação e Crítica (UFPB-1997) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes cênicas (Teatro: preparação do ator, encenação, orientação técnica), ensino do teatro e Butoh. Atualmente é Doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra - Portugal (2015)

Publicado

2021-10-11

Como Citar

Péclat, C., Ferracini, R., & Lopes, E. (2021). O Treinamento como Caminho para o Ethos na Formação do e da Atuante. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(4), 01–27. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/110708

Edição

Seção

Laboratórios em fluxo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)