A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico

Autores

Palavras-chave:

Dança, Educação, Mídia, Pedagogização.

Resumo

Com o intuito de analisar os vínculos entre dança e educação segundo uma perspectiva que não se ativesse ao ensino de tal prática artística, a presente investigação focalizou as matérias sobre dança publicadas na revista cultural Bravo!, de 1997 a 2013. A partir da categorização de três grandes temas - o balé clássico e seu caráter disciplinar; os aspectos étnicos e populares na dança contemporânea brasileira; e a formação do público de dança -, a análise do material permitiu verificar a irrupção de um viés pedagogizante na discursividade da revista por meio da proliferação de uma série de imperativos voltados à educação do público consumidor da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Evelyn Santos, USP - Faculdade de Educação

Licenciada em Artes Cênicas pela ECA-USP

Julio Groppa Aquino, USP - Faculdade de Educação

Professor Titular da FEUSP.

Publicado

2021-10-11

Como Citar

Santos, M. E., & Aquino, J. G. (2021). A Dança, a Bravo!, a Educação do Público: reverberações culturais do ideário pedagógico. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(4), 01–27. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/109004

Edição

Seção

Outros Temas