O Corpo-Arquivo em TRANS (Més enllà) de Didier Ruiz

Autores

  • Mélissa Bertrand Sorbonne Nouvelle - Paris 3 Laboratoire International de Recherche en Arts (LIRA)

Palavras-chave:

Arquivo, Corpo, Transidentidade, Performance, Testemunho

Resumo

Este artigo analisa o espetáculo TRANS (Més enllà) de Didier Ruiz, que toma como objeto depoimentos de pessoas trans. Qual é o papel da presença do corpo no testemunho? O teatro pode produzir um arquivo no presente? Com base no trabalho de Jacques Derrida e de Sam Bourcier, autor trans, o artigo propõe a expressão corpo-arquivo, ou seja, o corpo cuja presença cênica permite estabelecer um arquivo, questionar as relações de poder com a instituição teatral e interrogar a estrutura palco-plateia na constituição de uma memória coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mélissa Bertrand, Sorbonne Nouvelle - Paris 3 Laboratoire International de Recherche en Arts (LIRA)

Mélissa Bertrand est doctorante en arts du spectacle sous la direction de Josette Féral. Son sujet de recherche est : "Corps en trans- : vers la dissolution de l'identité corporelle ?". Elle est également autrice et metteuse en scène au sein de la Compagnie de l'Archée.

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Bertrand, M. (2020). O Corpo-Arquivo em TRANS (Més enllà) de Didier Ruiz. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(3), 01–19. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/104706

Edição

Seção

Performance e Transgênero