Em Busca da Sabrosura e do Sabor: encontros possíveis entre método antropológico e performance

Autores

Palavras-chave:

Etnografia, Performance, Dança, Salsa, Rio de Janeiro

Resumo

O artigo propõe articulações entre método antropológico e performance a partir de dados coletados em uma investigação sobre a dança de salsa na cidade do Rio de Janeiro. O texto narra mudanças na abordagem da salsa, centrando-se em dois modos específicos e distintos praticados em duas academias de dança de salão. A literatura sobre salsa costuma privilegiar sua estrutura sonora, deixando de lado outros estímulos sensoriais. Em contraste, no presente texto se realiza uma abordagem etnográfica da dança de salsa atrelada a noções de performance. Assim, procura-se trazer contribuições para a pesquisa em dança a partir de uma perspectiva antropológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pilar Cabanzo, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Cederj

Antropóloga com mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ, doutoranda em Antropologia pela UFF e professora na Licenciatura em História a distância na UNIRIO / CEDERJ.

Publicado

2021-04-12

Como Citar

Cabanzo, P. (2021). Em Busca da Sabrosura e do Sabor: encontros possíveis entre método antropológico e performance. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(2), 01–25. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102501

Edição

Seção

Performance e Antropologia