Performing Arts and Education: a comparison between Brazil and Italy
Resumo
This comparative paper aims to search for modes of doing, thinking and organizing theatre and dance in schools in Brazil and in Italy. Its purpose is to understand the insertion of performing arts in the regular education. For such, it has been analyzed documents from European and Brazilian official government bodies, as well as it has been made a literature review situating the fields of theatre and dance in both countries.Downloads
Referências
BRASIL. Gabinete da Presidência. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei N. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Available at: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Accessed on: 1 November 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Ensino Fundamental, Séries Iniciais, Livro 6. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Ensino Fundamental, Séries Finais, Livro 7. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ensino Médio, Parte II. Brasília: MEC/SEF, 2000.
BRASIL. Lei n. 13.006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, 2014. Available at: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13006.htm>. Accessed on: 2 June 2018.
BRASIL. Gabinete da Presidência. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei N. 13.278 de 02 de maio de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.
DELDIME, Roger. Le quatrième mur – Regards sociologiques sur la relation théâtrale. Bruxelles: Editions Promotion Théâtre, 1990.
EURIDYCE. L’éducation artistique et culturelle à l’école en Europe. Bruxelles: EACEA, 2009.
FERREIRA, Taís; MARIOT, Marcio P. Normativas educacionais para o ensino de teatro no Brasil e na Itália: um exercício reflexivo-comparativo. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 96-109, 2019.
FERREIRA, Taís. Professores/as de teatro e dança brasileiros/as como espectadores/as. 2017. 301 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas e Dottorato Arti Visive) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas; Dottorato Arti Visive, Performative, Mediali, Universidade Federal da Bahia; Università di Bologna, Salvador; Bologna, 2017.
GIACCHÈ, Piergiorgio. Lo spettatore partecipante – Contributi per una antropologia del teatro. Milano: Guerini, 1991.
GUCCINI, Gerardo et al. (Org.). Le partenariat: une voie européenne pour la formation théâtrale des enseignants. Nantes: Project Européen T.E.A.T.R.E, 2001.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. Brasília: INEP, 2014. Available at: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf>. Accessed on: 18 September 2019.
ITÁLIA. Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca- MIUR. Decreto 10 settembre 2010 – Definizione della di- sciplina dei requisiti e delle modalità della formazione iniziale degli insegnanti della scuola dell’infanzia, della scuola primaria e della scuola secondaria di primo e se- condo grado. Gazzetta Ufficiale della Repubblica Italiana, Roma, n. 24, 31/01/2011.
ITÁLIA. Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca- MIUR. Decreto 16 novembre 2012 – Regolamento curriculo scuole d’infanzia e del primo ciclo. Gazzetta Ufficiale della Repubblica Italiana, Roma, n. 30, 05/02/2013.
ITÁLIA. Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca. Promozione Teatro in Promozione Teatro in Classe. Roma: MIUR, 2015a.
ITÁLIA. Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca- MIUR. Legge 13 luglio 2015, n. 107 – Riforma del sistema nazionale di istruzione e formazione e delega per il riordino delle disposizioni legislative vigenti. Gazzetta Ufficiale della Repubblica Italiana, Roma, n. 175, 30/07/2015b.
ITÁLIA. Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca. Indicazione Strategiche Per L’utilizzo Didattico Delle Attività Teatrali a.s. 2016/2017 ‘Buona Scuola’. Roma: MIUR, 2016.
ITÁLIA. Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca. Orientamenti concernenti, il Piano Triennale dell’Offerta Formativa. ‘Buona Scuola’. Roma: MIUR, 2017.
LASCAR, Jackie. La danse à l’école – Pour une education artistique. Paris: L’Harmattan, 2000.
LOMBARDI, Lucia M. S. dos S. Sobre o teatro no curso de pedagogia. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 116-129, maio/ago. 2015.
PANIGADA, Maria Grazia. Il teatro a scuola – la formazione teatrali degli insegnanti in Italia. In.: BERNARDI, Claudio et al. I fuoriscena – Esperienze i reflessioni sulla drammaturgia nel sociale. Milano: Euresis, 2000. P. 219-254.
PERISSINOTTO, Loredana. Animazione teatrale – Le idee, i luoghi, i protagonista. Roma: Carocci, 2004.
PERISSINOTTO, Loredana; TESTA, Giorgio (Org.). Scena Educazione – Per un rapporto organico tra scuola e teatro. Torino: ETI-Agita, 1995.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Luzes sobre o espectador: artistas e docentes em ação. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 330-355, maio/ago. 2015.
SANTANA, Arão Paranaguá de. Teatro e formação de professores. São Luís: Editora da UFMA, 2010.
SCABIA, Giuliano; CASINI-ROPA, Eugenia. L’animazione Teatrale. Rimini: Guaraldi, 1978.
SMITH-AUTARD, Jacqueline. The Art of Dance in Education. London: A&CBlack, 1994.
SOUZA, Ana Paula A.; FERREIRA, Mirza. Um olhar sobre o ensino da dança nos cursos de pedagogia. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 130-144, maio/ago. 2015.
UNESCO. Hoja de ruta para la educación artística. Lisboa: UNESCO, 2006.
UNESCO. La Agenda de Seoul: objetivos para el desarrollo de la educación artística. Seul: UNESCO, 2010.
ZAGATTI, Franca. La danza educativa – Principi metodologici e itinerari operativi per l’espressione artistica del corpo nella scuola. Bologna: Mousikè, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.