Sobre o Conceito Moderno de Constituição: Proposta de uma Nova Abordagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2317-8558.77922

Palavras-chave:

Constitucional, Capitalismo, Modernidade, Marx, Constitution, Capitalism, Modernity

Resumo

SOBRE O CONCEITO MODERNO DE CONSTITUIÇÃO: PROPOSTA DE UMA NOVA ABORDAGEM

 

 

ON THE MODERN CONCEPT OF CONSTITUTION: PROPOSAL OF A NEW APPROACH  

 

 

David Francisco Lopes Gomes*

 

 

RESUMO: Este artigo científico pretende reconstruir o conceito moderno de Constituição a partir de uma abordagem materialista. Para tanto, ele articula os diversos elementos daquele conceito e as relações internas entre tais elementos e as configurações econômicas e sociais da Modernidade. De um ponto de vista metodológico, os argumentos são sustentados por pesquisa bibliográfica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Constituição. Modo de Produção Capitalista. Modernidade.

 

ABSTRACT: this paper intends to reconstruct the modern concept of Constitution from a materialist approach. To do so, it articulates the various elements of that concept and the internal relations between these elements and the economic and social configurations of Modernity. From a methodological point of view, the arguments are supported by bibliographical research.

 

KEYWORDS: Constitution. Capitalist Mode of Production. Modernity.

 

 

SUMÁRIO: Introdução. 1 Da estrutura da troca às revoluções burguesas. 2 Em direção ao conceito moderno de Constituição: primeira aproximação. 3 O conceito moderno de Constituição e suas tensões internas. Considerações finais. Referências.

 


* Doutor, mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor efetivo da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Francisco Lopes Gomes, Faculdade de Direito da UFMG

Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela UFMG. Professor dos cursos de graduação em Direito e Ciências do Estado da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG.

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Gomes, D. F. L. (2018). Sobre o Conceito Moderno de Constituição: Proposta de uma Nova Abordagem. Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Direito – PPGDir./UFRGS, 13(1). https://doi.org/10.22456/2317-8558.77922