A Jurisdição Constitucional Brasileira – Apresentada no Exemplo do Controle de Normas

Autores

  • Luís Afonso Heck UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2317-8558.72482

Palavras-chave:

CONSTITUCIONAL

Resumo

A JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL BRASILEIRA - APRESENTADA NO EXEMPLO DO CONTROLE DE NORMAS*

 

 

 

BRAZILIAN CONSTITUTIONAL ADJUDICATION – PRESENTED IN THE EXAMPLE OF JUDICIAL REVIEW

 

 

Luís Afonso Heck**

 

 

RESUMO: O artigo procura apresentar a estrutura da jurisdição constitucional com base no controle de normas. Para isso, expõe comparativamente aspectos da estrutura do controle normativo brasileiro e alemão, a cada vez, com observações. Segue-se a essa exposição, na consideração final, uma proposta de lege ferenda para o controle normativo brasileiro atual.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jurisdição Constitucional. Controle de Normas. Direito Comparado.

 

ABSTRACT: The article endeavors to present the structure of constitutional adjudication with a basis on judicial review. For that end, it expounds comparatively aspects of the structure of Brazilian and German judicial review, in each case, with observations. Following this exposition, in a final consideration, is a de lege ferenda proposal for the current Brazilian judicial review.

 

KEYWORDS: Constitutional Adjudication. Judicial Review. Comparative Law.

 

SUMÁRIO: Nota Prévia. 1 O Supremo Tribunal Federal. 1.1 Número, Eleição e Nomeação dos Juízes no Supremo Tribunal Federal. 1.2 Competência. 2 Controle de Normas. 2.1 Controle de Normas Concentrado. 2.1.1 Objeto. 2.1.2 Algumas Questões. 2.1.3 Autorizados à Propositura. 2.1.4 Monopólio do Exame e da Rejeição de Normas. 2.1.5 Aspectos da Comparação de Direito. 2.2 Controle de Normas Difuso. 3.2.1 Autorizados à Propositura. 3.2.2 Monopólio do Exame e da Rejeição de Normas. 2.2.3 Aspectos da Comparação de Direito. 3 Vinculação da Decisão. 3.1 No Controle de Normas Concentrado. 3.2 No controle de Normas Difuso. 4 Nulidade ou Nulificabilidade.  Considerações Finais. Referências.


* Este texto se trata de uma formulação ampliada da exposição que o autor fez em dezembro de 2012 na Universidade de Konstanz (Alemanha). O autor agradece a Hartmut Maurer pelo convite, a Martin Ibler por indicações e aos alunos pelo estímulo das perguntas.

** Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Afonso Heck, UFRGS

Doutor em Direito pela UFMG. Professor de Direito na UFRGS.

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Heck, L. A. (2017). A Jurisdição Constitucional Brasileira – Apresentada no Exemplo do Controle de Normas. Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Direito – PPGDir./UFRGS, 12(1). https://doi.org/10.22456/2317-8558.72482