O Juiz Francês e seus Valores Sob o Olhar Cinematográfico

Autores

  • Magali Flores-Lonjou Universidade de La Rochelle
  • Nicolas Thirion Universidade de Liège.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2317-8558.129227

Resumo

Em uma sociedade abandonada pela moralidade e pela religião, o juiz é regularmente conduzido a decidir sobre questões políticas e sociais que convidam à reflexão a respeito da ficção jurídica de sua neutralidade axiológica. De fato, a este juiz dito "boca da lei", requer-se que tome partido, mesmo que seja sob o pretexto de uma retórica aparentemente neutra – aquela do Direito. Como conciliar a figura abstrata do juiz – a de um terceiro imparcial, situado acima da lide – e sua encarnação em um ser de carne e osso, permeado por suas paixões, seus preconceitos e sua visão do mundo? Algumas análises, exteriores à doutrina jurídica, tentaram apreender as complexas relações entre o mito da imparcialidade e a realidade da relação do juiz com os valores (sociologia do direito e da justiça, teorias do direito reputadas realistas). No entanto, para além destes eruditos, o cinema também explorou, por seus próprios meios, a questão da articulação entre a missão do juiz, suas opiniões pessoais, possivelmente elucidadas pelo contexto social, e os conflitos de valores com os quais é confrontado nas salas de audiência, em uma série de filmes com juízes e promotores franceses.

PALAVRAS-CHAVE: Magistrado. Neutralidade axiológica/ Valores. Realismo jurídico. Direito e cinema. Juiz. Promotor. Ética judicial. Conflitos de valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Flores-Lonjou, Universidade de La Rochelle

Conferencista Sênior e Livre Docente em Direito Público (HDR - Habilité à Diriger des Recherches), Universidade de La Rochelle, CeReGe (Centre Européen de Recherche et d’enseignement des géosciences de l’environnement).

Nicolas Thirion, Universidade de Liège.

Professor da Universidade de Liège.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Flores-Lonjou, M., & Thirion, N. (2022). O Juiz Francês e seus Valores Sob o Olhar Cinematográfico. Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Direito – PPGDir./UFRGS, 17(2), 4–20. https://doi.org/10.22456/2317-8558.129227