Tipos de Sociedade e de Controle Social

Abordagens desde a Literatura e as Ciências dos Séculos XIX e XX

Autores

  • Nancy Cardinaux Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.22456/2317-8558.129223

Resumo

Um dos temas recorrentes das ciências sociais tem sido o modo pelo qual os diferentes tipos de sociedade estabelecem regras e mecanismos de controle de seus membros. As sociedades atuais, profundamente impactadas pelas mudanças tecnológicas que habilitam e abrigam novas formas de relações sociais, tem propiciado teorizações diversas sobre este tópico. Este artigo tem como objetivo principal explorar teorias que foram desenvolvidas durante a segunda metade do século passado e que deixaram uma marca sobre as aproximações atuais, que muitas vezes são esquecidas. Este passeio às avessas começa com uma breve abordagem de alguns personagens de um dos romancistas canônicos do século XIX, Fiódor Dostoiévski, que debatem sobre regras e controle social.

PALAVRAS-CHAVE: Controle social. Culpa. Vergonha. Ansiedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nancy Cardinaux, Universidad de Buenos Aires

Nancy Cardinaux es abogada, especialista en Sociología Jurídica y doctora de la UBA. Es investigadora independiente del CONICET, profesora titular regular de la UBA y profesora titular ordinaria de la Universidad Nacional de La Plata.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Cardinaux, N. (2022). Tipos de Sociedade e de Controle Social: Abordagens desde a Literatura e as Ciências dos Séculos XIX e XX. Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Direito – PPGDir./UFRGS, 17(2), 43–57. https://doi.org/10.22456/2317-8558.129223