Diálogo das Fontes
Análise Acerca da (In)Aplicabilidade das Normas Relativas ao Plano da Validade dos Negócios Jurídicos aos Contratos Eletrônicos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2317-8558.119069Palavras-chave:
Contrato Eletrônico, Negócio Jurídico, Princípios contratuais, ValidadeResumo
A contratualística no meio eletrônico em comento encontra-se em notória expansão, em virtude da evolução dos meios de produção e do comércio e, principalmente, pelo acesso à rede mundial de computadores. Assim, esta forma de comercialização traz diversos desafios, como a insegurança nas transações propriamente dita ou a vulnerabilidade dos consumidores quanto a sua privacidade e validade. Por este motivo a investigação realizada, a luz dos princípios postos no ordenamento, parte da polêmica de determinar se as normas que regulam os vícios do consentimento no Código Civil brasileiro são aplicáveis ao contrato celebrado eletronicamente. Tal adequação de conceitos se faz necessária, pois o saber jurídico não pode desprezar um fato social proeminente em face da falta de regulamentação. Para solucionar esta problemática realiza-se um estudo doutrinário e legal que nos permite garantir que o negócio eletrônico não constitui uma novidade contratual.
PALAVRAS-CHAVE: Contrato eletrônico. Negócio jurídico. Princípios contratuais. Validade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito reserva os direitos autorais dos textos publicados, mas se absterá de publicar novamente os artigos por qualquer meio sem autorização do autor.
As opiniões contidas nas publicações são de responsabilidade do autor.