Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 2 n. 2 (2020)

Descolonizando narrativas sobre mulheres: a fotografia como potência

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.104554
Enviado
June 20, 2020
Publicado
2020-11-10

Resumo

As narrativas sobre mulheres, mesmo dentro dos estudos feministas, podem ser entendidas como normativas e colonizadoras, especialmente quando se dão a partir de um olhar ocidental sobre as mulheres do terceiro mundo. A partir da análise do pensamento da autora indiana Chandra Talpade Mohanty, este artigo busca relacionar seu discurso com exemplos de mulheres fotógrafas que buscaram desconstruir essa estrutura hierárquica do olhar, como Claudia Andujar, Graciela Iturbide, Nair Benedicto e Susan Meiselas, além das reflexões da artista interdisciplinar Grada Kilomba, em diálogo com outros autores do campo da imagem. A fotografia pode ser considerada, assim, uma ferramenta de escrita de novas narrativas de resistência.

Palavras-chave: Feminismo. Fotografia. Mulheres fotógrafas.

 

Abstract

Narratives about women, even within feminist studies, can be understood as normative and colonizing, especially when they are done from a western perspective on third world women. Based on the analysis of the thought of Indian author Chandra Talpade Mohanty, this article seeks to relate her discourse to examples of female photographers who sought to deconstruct this hierarchical structure of the gaze, such as Claudia Andujar, Graciela Iturbide, Nair Benedicto and Susan Meiselas, in addition to the reflections of the interdisciplinary artist Grada Kilomba, in dialogue with other authors in the field of image. Photography can thus be considered a tool for writing new narratives of resistance.

Keywords: Feminism. Photography. Women photographers. 

Referências

  1. AZOULAY, Ariella. Desaprendendo as origens da fotografia. ZUM Revista de Fotografia, n. 17, 29 out. 2019. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-17/desaprendendo-origens-fotografia. Acesso em: 2 out. 2020.
  2. AZOULAY, Ariella. Diálogo entre Carles Guerra e Ariella Aïsha Azoulay. Correspondencias. Fundació Foto Colectania, 2020. Disponível em: http://correspondencias.fotocolectania.org. Acesso em: 2 out. 2020.
  3. AZOULAY, Ariella. The Civil Contract of Photography. Nova Iorque: Zone Books, 2008.
  4. BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
  5. BENEDICTO, Nair; ZERWES, Erika. Sobre mulheres e fotografia: uma conversa com Nair Benedicto. Revista ZUM, 9 out. 2018. Disponível em: https://revistazum.com.br/entrevistas/conversa-nair-benedicto. Acesso em: 3 dez. 2019.
  6. CUARTOSCURO. Zobeida Díaz, nuestra señora de las iguanas. Corta Mortaja, 17 abr. 2019. Disponível em: http://cortamortaja.com.mx/arte-cultura-istmo/cultura-istmo/8447-zobeida-diaz-nuestra-senora-de-las-iguanas. Acesso em: 2 out. 2020.
  7. DECLERCQ, Marie. "É muito perturbador ser humano hoje em dia": Susan Meiselas. Revista Vice, 15 out. 2019. Disponível em: https://www.vice.com/pt_br/article/wjw7bb/e-muito-perturbador-ser-humano-hoje-em-dia-susan-meiselas. Acesso em: 18 jun. 2020.
  8. FONSECA, Biba. Nair Benedicto e a realidade falsamente camuflada 'Por Debaixo do Pano'. São Paulo São, 30 out. 2015. Disponível em: https://saopaulosao.com.br/conteudos/recomendados/871-nair-benedicto-e-a-realidade-falsamente-camuflada-por-debaixo-do-pano.html. Acesso em: 18 jun. 2020.
  9. HARAWAY, Donna. Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies, v. 14, n. 3, 1988, p. 575–599. Disponível em: https://philpapers.org/archive/harskt.pdf. Acesso em: 7 out. 2020.
  10. INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Exposição no IMS apresenta obra de Claudia Andujar dedicada aos Yanomami. 12 dez. 2018. Disponível em: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/exposicao-no-ims-apresenta-obra-de-claudia-andujar-dedicada-aos-yanomami. Acesso em: 19 jun. 2020.
  11. ITURBIDE, Graciela; HARAZIM, Dorrit. Pássaro solitário. Revista ZUM, n. 9, 8 mar. 2016. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-9/passaro-solitario. Acesso em: 18 jun. 2020.
  12. KILOMBA, Grada. Descolonizando o conhecimento: uma palestra-performance de Grada Kilomba. Tradução: Jéssica Oliveira. 2018. Disponível em: https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2018/05/kilomba-grada-ensinando-a-transgredir.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
  13. MOHANTY, Chandra Talpade. Feminism Without Borders: Decolonizing Theory, Practicing Solidarity. Durham; Londres: Duke University Press, 2003.
  14. MORALES, Manuel. “Una fotografía nunca cambiará el mundo”. El País, 18 jul. 2018. Disponível em: https://elpais.com/cultura/2018/05/31/actualidad/1527720200_801578.html. Acesso em: 19 jun. 2020.
  15. MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail (org.) A Experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
  16. REVISTA TRIP. Claudia Andujar: A fotógrafa que revelou um povo. 2013. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/homenageados/2013/claudia-andujar. Acesso em: 19 jun. 2020.
  17. ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.
  18. RUBIN, Gayle. Pensando o sexo: notas para uma teoria radical das políticas da sexualidade. Tradução: Felipe Bruno Martins Fernandes. Revisão: Miriam Pillar Grossi, 1984/2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1229. Acesso em: 6 de outubro de 2020.
  19. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
  20. SUSAN MEISELAS. Site da artista. Disponível em: https://www.susanmeiselas.com. Acesso em: 3 dez. 2019.
  21. TERRA, Marina. A Luta Yanomami, de Claudia Andujar, chega a Paris. Instituto Socioambiental, 28 jan. 2020. Disponível em: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/a-luta-yanomami-de-claudia-andujar-chega-a-paris. Acesso em: 19 jun. 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.