Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 3 n. 2 (2021)

Os anéis de Saturno. O instinto enciclopédico de W.G.Sebald | The Rings of Saturn. The encyclopedic instinct in W. G. Sebald

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.119802
Enviado
November 5, 2021
Publicado
2021-12-08

Resumo

No romance de W.G. Sebald, Os anéis de Saturno (Die Ringe des Saturn: Eine englische Wallfahrt, 1995), o narrador, a partir da descrição de certos lugares de Suffolk, reconstrói acontecimentos históricos e biografias, relata entrevistas, apresenta e menciona obras e lugares, correlacionando tempos e espaços que várias vezes estão muito distantes uns dos outros. Essas aparentes digressões labirínticas ligam-se à história principal de uma forma ou de outra. A nossa hipótese é a de que Os anéis de Saturno possui uma estrutura altamente labiríntica e enciclopédica, característica, por outro lado, de toda a obra sebaldiana, através da qual o autor manifesta seu conhecimento trágico do mundo.

Palavras-chave: Sebald. Romance enciclopédico. Enciclopédia. Labirinto.

 

Abstract

In W.G Sebald's novel The Rings of Saturn (Die Ringe des Saturn: Eine englische Wallfahrt, 1995), the narrator, from the description of certain places in Suffolk, reconstructs historical events and biographies, reports interviews, describes and mentions works and places correlating times and spaces that are often very far apart. These apparent labyrinthian digressions tie into the main story in one way or another. Our hypothesis is that The Rings of Saturn have a highly labyrinthian and encyclopedic structure, characteristic, on the other hand, of the entire Sebaldian work, through which the author manifests his tragic knowledge of the world.

Keywords: Sebald. Encyclopedic Novel. Encyclopedia. Labyrinth.


ORCID

https://orcid.org/0000-0001-9333-4461

Referências

  1. AGAMBEN, Giorgio. Ninfe. Torino: Bollati Boringhieri, 2007.
  2. AGAZZI, Elena. La grammatica del silenzio di W. G. Sebald. Roma: Artemide, 2007.
  3. BENJAMIN, Walter. Origine del dramma barocco tedesco. Roma:Carocci, 2018.
  4. BROWNE, Thomas. Religio Medici. A cura di Vittoria Sanna. Con un saggio di Roberto Calasso.Milano: Adelphi, 2008 (edição digital).
  5. CALASSO, Roberto. I geroglifici di Thomas Browne. Milano: Adelphi, 2018 (edição digital).
  6. CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
  7. CUOMO, Joseph. Una conversazione con W. G. Sebald. In: SCHWARTZ. Lynne Sharon. Il fantasma della memoria. Conversazioni con W.G. Sebald”, Roma: Treccani, 2019 (edição digital).
  8. DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1973.
  9. ECO, Umberto. Dall’albero al labirinto: studi storici sul segno e l’interpretazione. Bompiani: Bologna, 2007.
  10. KLEIN, Kelvin Falcão. W. G. Sebald: pós-memória, palavra e imagem, Aletria, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 209-224, out. 2017.
  11. MARINO, Adrian. Teoria della letteratura. Bologna: Il Mulino, 1994.
  12. MORETTI, Franco. Opere-mondo. Saggio sulla forma epica da Faust a Cent’anni di solitudine, Torino: Einaudi, 1994.
  13. RIBATTI, Nicola. Allegorie della memoria. Testo e immagine nella prosa di W. G. Sebald. Trento: Università degli Studi di Trento, 2012.
  14. RICŒUR, Paul. La Mémoire, l'histoire, l’oubli. Paris: Seuil, 2000.
  15. SEBALD, Winfried Georg. Gli anelli di Saturno. Milano: Adelphi, 2012 (edição digital).
  16. SEBALD, Winfried Georg. La Description du malheur. À propos de la littérature autrichienne. Paris: Actes Sud, 2014a.
  17. SEBALD, Winfried Georg. Soggiorno in una casa di campagna. Milano: Adelphi, 2014b (edição digital).
  18. SEBALD, Winfried Georg. Mit einem kleinen Strandspaten Abschied von Deutschland nehmen. Gespräch mit Uwe Pralle (2001), In:HOFFMANN, T (ed.). Auf ungeheuer dünnem Eis. Gespräche 1971 bis 2001. Frankfurt am Main: Fischer, 2015.
  19. SEGRE, Cesare. Avviamento all’analisi del testo letterario. Torino: Einaudi, 1985.
  20. TEDESCO, Salvatore. Fuoco pallido. W.G. Sebald: l'arte della trasformazione. Roma: Meltemi, 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.