Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 2 n. 1 (2020)

A imagem da morte: arte contemporânea e produção de sentidos

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.100244
Enviado
February 4, 2020
Publicado
2020-06-13

Resumo

Mediante as relações de sentido que possam existir entre as temáticas do corpo, representação e morte, sobretudo nas produções que se utilizam do suporte da fotografia, e também pensando no ponto de mudança entre o documento fotográfico para a mestiçagem da arte contemporânea, o presente artigo se propõe refletir sobre a produção de três artistas visuais: Rosângela Rennó, Christian Boltanski e YdessaHendeles. Os referidos artistas se utilizaram de práticas mestiças e do suporte fotográfico em suas produções visuais, de modo que, através de um olhar mais aprofundado sobre suas obras, seja possível identificar parcialmente a forma como estabeleceram um diálogo entre a representação do corpo morto e a arte contemporânea.

Palavras-chave: Fotografia. Memória. Arte Contemporânea. Produção de sentido.

Referências

  1. BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
  2. BAUMMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  3. BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
  4. BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Lisboa: KKYM + EAUM , 2014.
  5. BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 6, v. 1, n. 8, jul. 2005. Disponível em: http://www.fnac.pt/Antropologia-da-Imagem-HansBelting/a802003. Acesso em: 10 abr. 2020.
  6. CATTANI, IcleiaBorsa. Os lugares da mestiçagem na arte contemporânea. In: FARIAS, Agnaldo. Icleia Cattani. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004.
  7. CATTANI, IcleiaBorsa. Mestiçagens na arte contemporânea: conceito e desdobramentos. In: CATTANI, IcleiaBorsa (Org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
  8. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Editora Papirus, 2001.
  9. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
  10. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
  11. ITAÚ CULTURAL. Pictorialismo. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3890&cd_idioma=28555&cd_item=8. Acesso em: 10 abr. 2020.
  12. RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
  13. RENNÓ, Rosangela. Rosângela Rennó. Disponível em: http://www.rosangelarenno.com.br/. Acesso em: 10 abr. 2020.
  14. ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC Editora, 2009.
  15. SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Não há dados estatísticos.