Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 2 n. 2 (2020)

Sobre o resgate de obras filosóficas escritas por mulheres e algumas implicações pedagógicas

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.104438
Enviado
June 17, 2020
Publicado
2020-11-10

Resumo

Neste artigo-ensaio, aponto que a pesquisa sobre as obras escritas por mulheres na filosofia tem implicações práticas que interferem no nosso modo de ensinar filosofia e de vivenciar a prática filosófica acadêmica. Elaborando sobre experiências de aula recentes, pretendo mostrar que o projeto de resgate tem um cunho pedagógico na medida em que deixa explícitos vieses de interpretação histórica e fenômenos sexistas da cultura acadêmica. Finalmente, mostro que o projeto de resgate ensina que a história tem conexões profundas com o presente e que, por isso, o espaço de criação de conteúdo da sala de aula e temas de filosofia da educação tornam-se fundamentais para o projeto de ampliação do cânone filosófico.

Palavras-chave: Mulheres. Filosofia. Cânone. Ensino. Pedagogia.

 

Abstract

In this essay paper, I show that the research on the philosophical works written by women has practical implications that interfere in our way of teaching Philosophy and experiencing its academic practice. Building from recent classroom experiences, I try to show that the retrieval project has a pedagogical aspect as it makes explicit historical interpretation biases and sexist phenomena of the academic culture. Finally, I show that the retrieval project also shows that History has deep connections with the present and, for this reason, the space for content creation in philosophy classrooms and topics in philosophy of education become key for the project of expansion of the philosophical canon.

Keywords: Women. Philosophy. Canon. Teaching. Pedagogy.

Referências

  1. AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Editora Letramento, 2018.
  2. CARNEIRO, Aparecida Sueli; FISCHMANN, Roseli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 340 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
  3. CUOMO, Cris. The Philosopher Queen. Feminist Essays on War, Love, and Knowledge. New York: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2003.
  4. GARBER, Daniel; AYERS, Michael (eds.). The Cambridge History of Seventeenth Century Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
  5. HAGENGRUBER, Ruth. Cutting through the Veil of Ignorance: Rewriting the History of Philosophy. The Monist, v. 98, n. 1, p. 34-42, jan. 2015.
  6. HAGENGRUBER, Ruth. The Stolen History - Retrieving the History of Women Philosophers and its Methodical Implications. In: THORGEIRSDOTTIR, Sigridur; HAGENGRUBER, Ruth (eds.) Methodological Reflections on Women’s Contribution and Influence in the History of Philosophy. Switzerland: Springer Nature, 2020.
  7. HASLANGER, Sally. Changing the Ideology and Culture of Philosophy: Not by Reason (Alone). Hypathia, v. 23, n. 2, p. 210-223, jun. 2008.
  8. HOOKS, bell. Ensinando para transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
  9. KEY, Ellen M; SUMNER, Lawrence. You research like a girl: gendered research and its implications. PS: Political Science & Politics, v. 52, n. 4, p. 663-668, out. 2019.
  10. LEAL, Halina. Feminismo Negro. Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas: Mulheres na Filosofia, v. 6, n. 3, p. 16-23, 2020. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/feminismo-negro/. Acesso em: 04 out. 2020.
  11. NYE, Andrea. Words of Power: a feminist reading of the history of logic. New York: Routledge, 1990.
  12. O'NEILL, Eileen. Disappearing Ink. Early Modern Women Philosophers and their Fate in History. In: KOURANY, Janet A. (ed.) Philosophy in a Feminist Voice: Critiques and Reconstructions. Princeton: Princeton University Press, 1998.
  13. PIGNATARI, Décio. Informação e formação universitárias. In: PIGNATARI, Décio. Contrainformação. São Paulo: Atelier Editorial, 2004. p. 61-68.
  14. PUGLIESE, Nastassja. O Principia de Anne Conway: metafísica neoplatônica no século XVII. In: SCHMIDT, Ana Rieger; SECCO, Gisele; ZANUZZI, Inara (orgs.). Vozes femininas na filosofia. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2018.
  15. PUGLIESE, Nastassja. Monism and Individuation in Anne V. Conway as a critique of Spinoza. British Journal for the History of Philosophy, v. 27, n. 4, p. 771-785, jul. 2019a.
  16. PUGLIESE, Nastassja. A Questão do Cânone no Ensino de História da Filosofia. O que Nos faz Pensar, v. 28, n. 45, p. 402-413, jul-dez 2019b.
  17. PUGLIESE, Nastassja. Filosofia, substantivo feminino. Coluna Anpof, 09 de março de 2020. Disponível em: http://anpof.org/novo/comunicacoes/coluna-anpof/filosofia-substantivo-feminino. Acesso em: 22 ago. 2020.
  18. RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Editora Letramento, 2017.
  19. RIMBAUD, Arthur. Obra Completa. Lisboa: Relógio D’Água, 2018.
  20. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Edipro, 2017.
  21. SHAPIRO, Lisa. Revisiting the Early Modern Philosophy Canon. Journal of the American Philosophical Association, v. 3, n. 3, p. 365-383, fall 2016.
  22. SMITH, Justin. E. H. The History of Philosophy as Past and as Process. In: LAERKE, Moegens; SMITH, Justin E. H.; SCHLIESSER, Eric (ed.). Philosophy and its History: Aims and Methods in the Study of Early Modern Philosophy. New York: Oxford University Press, 2013.
  23. WAITHE, Mary Ellen. A History of Women Philosophers. Volume I. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1987.
  24. WITT, Charlotte; SHAPIRO, Lisa. Feminist History of Philosophy. The Stanford Encyclopedia of Philosophy, 9 mar. 2015. Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/fall2018/entries/feminism-femhist/. Acesso em: out. 2020.
  25. WOLSTONECRAFT, Mary. A reivindicação dos direitos da mulher. São Paulo: Boitempo, 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.