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Artigos

v. 1 n. 2 (2019)

A dialética da música em Dona Flor e seus dois maridos

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.93063
Enviado
May 20, 2019
Publicado
2019-10-01

Resumo

Este estudo visa a analisar o papel da música na obra Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado. Evidenciada por referências de acompanhamento nos títulos dos capítulos, citações de músicas e cantores reais inseridos como personagens, assim como em vários momentos importantes na obra, a música desenvolve uma relação dialética, representada principalmente por Vadinho e Teodoro. A partir desses dois personagens, dois mundos se opõem: o popular, da malandragem, do amor sensual, e o erudito, da seriedade, do amor compromissado e respeitador. Em meio a esse cenário, tem-se a figura de Flor, sempre obrigada a escolher entre um ou outro, entre seus dois maridos, seus caráteres tão opostos e também seus tipos de música, que tanto os caracterizam.

Palavras-chave: Literatura Brasileira. Jorge Amado. Relação Literatura/Música.

Referências

  1. AMADO, Jorge. Dona Flor e seus dois maridos:história moral e de amor. São Paulo: Marfins, 1966.
  2. AMADO, Jorge. Dona Flor e seus dois maridos: história moral e de amor. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
  3. DAMATTA, Roberto. A Casa e a Rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1997a.
  4. DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis — para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997b.
  5. DAMATTA, Roberto. A mulher que escolheu não escolher. In: AMADO, Jorge. Dona Flor e seus dois maridos: história moral e de amor. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
  6. Fundação Casa de Jorge Amado. Disponível em: <http://www.jorgeamado.org.br/?page_id=148&lang=pt&obra=848&start=20#obra>.Acesso em: 2 de setembro de 2018.

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