Pós-Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor substituto de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da UFRJ. É Licenciado (2012), Mestre (2015) e Doutor (2019) em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio doutoral no Institut d'Études Politiques de Paris/SciencesPo (com bolsa CAPES/PDSE). Bacharel em Artes Cênicas - Teoria do Teatro (2017) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Trata-se, neste ensaio, de tecer algumas considerações sobre O tribofe, de Arthur Azevedo, revista de ano de 1891, encenada pela primeira vez no Teatro Apolo, no Rio de Janeiro, em 1892. Por meio de uma análise contextual e dos procedimentos dramatúrgicos próprios ao gênero teatral das revistas de ano, pretende-se examinar de que forma é esboçado o retrato da jovem República brasileira, e o modo pelo qual a cena passa a ser um lugar privilegiado de crítica político-social das condições de vida nas cidades do final do século XIX. Ademais, recorrendo às análises sobre o riso, de Henri Bergson, busca-se expor de que modo o efeito cômico é acionado para problematizar os costumes e impasses dos processos da formação identitária brasileira.
Palavras-chave: Teatro de Revista. Arthur Azevedo. Cômico. Crítica social.
Referências
AZEVEDO, Arthur. A Capital Federal. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.
AZEVEDO, Arthur; MACHADO, Julião. O Anno que passa. Jornal O Paiz, Rio de Janeiro, 1907. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/artigos/o-paiz/. Acesso em: 01 fev. 2020.
AZEVEDO, Arthur. O bilontra. In: AZEVEDO, Arthur. O teatro de Arthur Azevedo. v. 2. Rio de Janeiro: INACEN,1985.
AZEVEDO, Arthur. O Tribofe. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.
AZEVEDO, Arthur. Teatro de Arthur Azevedo. v. 3. Rio de Janeiro: MINC; INACEN,1987.
BASTOS, Sousa. Dicionário do teatro português. Lisboa: Imprensa Libânio da Silva, 1908.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação doc. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FARIA, João Roberto Faria, Teatro e escravidão – A censura do Conservatório Dramático Brasileiro. Sala Preta, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 18-46, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p18-46. Acesso em: 01 fev. 2020.
FERREIRA, Procópio. O Ator Vasques. São Paulo: Oficinas José Magalhães, 1939.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. História do Brasil 2 – Da Independência aos Nossos Dias. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MAGALDI, Sábato. Panorama do Teatro Brasileiro. [S.l.]: MEC/DAC/FUNARTE/SNT, [s.d.].
MENCARELLI, Fernando. Cena Aberta: A absolvição de um bilontra e o teatro de revista de Arthur Azevedo. Campinas: Ed. Unicamp, 1999.
NEEDELL, Jeffrey D. Belle époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ORTIZ, Renato, Cultura e modernidade: a Françanoséculo XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991.
PRADO, Décio de Almeida. História Concisa do Teatro Brasileiro (1570-1908). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
PRADO, Décio de Almeida. Do Tribofe à Capital Federal. In: AZEVEDO, Arthur. O Tribofe.Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.
PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Editora Ática, 1992.
REIS, Ângela de Castro. As Condições de Representação Teatral na Virada do Século. Folhetim, Rio de Janeiro, v. 5, p. 60-73, set.-dez.1999.
SANTOS, Afonso Carlos Marques dos. A fundação de uma Europa possível. In: Anais do Seminário Internacional D. João VI: Um rei aclamado na América, p. 9-17, 2000,
SIBERTIN-BLANC, Guillaume. Le rire comme fait social total (éléments de sociologie bergsonienne). In: WORMS, Frédéric; RIQUIER, Camille (Org.). Lire Bergson. Paris: PUF, 2013.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão:tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.
SÜSSEKIND, Flora. As Revistas de Ano e a invenção do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.
SÜSSEKIND, Flora. Papéis Colados. 2. Ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003.
VALENÇA, Rachel Teixeira. Arthur Azevedo e a Língua Falada no Teatro. In: AZEVEDO, Arthur. O tribofe. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira/Casa de Rui Barbosa, 1986.
WORMS, Frédéric. La philosophie en France au XXe siècle: moments. Paris: Gallimard, 2009.