Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 2 n. 1 (2020)

Por dentro dos caminhos de S., de J.J. Abrams e Doug Dorst: as ações de lançamento da edição brasileira

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.99358
Enviado
January 2, 2020
Publicado
2020-06-13

Resumo

Para que um livro chegue às mãos de seus leitores, há uma série de processos e procedimentos editoriais, que se iniciam na escrita, passam pela revisão, diagramação, impressão e distribuição dos exemplares. Esses processos são os mesmos, guardadas as diferenças de escala, para todos os livros, incluindo os best-sellers como S., obra de J. J. Abrams e Doug Dorst, objeto de nosso estudo. Nestes breves parágrafos, pretendemos descrever a campanha de marketing liderada pela editora Intrínseca,  analisando o caminho traçado para o lançamento da obra no Brasil e nos Estados Unidos, a fim de que o livro figurasse nas listas dos mais vendidos da editora nesses países. Para isso, fazemos uso do método midiológico, recuperando seus vestígios de circulação à época de seu lançamento para compor as considerações de análise.

Palavras-chave:Mediação editorial. Humanidades digitais. Objetos editoriais. Literatura contemporânea. Indústrias criativas.

Referências

  1. BOURDIEU, Pierre. Uma revolução conservadora da edição. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 17, n. 39, mai./ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2017v17n39p198/. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2017v17n39p198>. Acesso em: 1 dez 2018.
  2. DEBRAY, Régis. Manifestos Midiológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.
  3. DORETTO, Vitória Ferreira. S.: Questões de autoria no objeto editorial criado por J. J. Abrams e Doug Dorst. 2017. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
  4. INTRÍNSECA. Disponível em: www.intrinseca.com.br.
  5. MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  6. MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
  7. SALGADO, Luciana Salazar. Ritos genéticos editoriais: Autoria e Textualização. Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2016.
  8. THOMPSON, John B. Livros ‘Importantes’. In: THOMPSON, J. B. Mercadores de Cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.