Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 3 n. 2 (2021)

Declinações sobre o ser-em-comum e a partilha do sensível (a partir de Jacques Rancière) | Declinations about being-in-common and the distribution of the sensible (according to Jacques Rancière)

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.117416
Enviado
August 4, 2021
Publicado
2021-12-08

Resumo

O presente ensaio procura estabelecer a relação entre estética, política e comum que atravessa todo o pensamento de Jacques Rancière, convocando ainda alguns autores contemporâneos como Georges Didi-Huberman ou Giorgio Agamben. Tentar-se-á ainda compreender de que modo o ser-entre rancièriano se distingue radicalmente do ser-com ou ser singular plural proposto por Jean-Luc Nancy, muito embora ambos se fundam na noção de intervalo. Por fim, as imagens cinematográficas iluminarão, como um paradoxal espectro, todo o ensaio – quer através de Rancière, quer de Didi-Huberman –, que terminará com uma proposta para uma radical teoria da montagem do comum (a teoria da montagem à distância, do realizador arménio Artavazd Pelechian), a partir da análise do filme “Nós” (1969).

Palavras-chave: Comum. Política. Cinema. Artavazd Pelechian. Jacques Rancière.

 

Abstract

The present essay aims to establish a relation between aesthetics, politics and common that goes through Jacques Rancière’s thought, convoking some other contemporary authors such as Georges Didi-Huberman or Giorgio Agamben. An attempt will also be made to understand how Rancière's being-in-between radically differs from the being-with or singular plural being proposed by Jean-Luc Nancy, even though both are founded on the notion of interval. Finally, cinematographic images will illuminate, like a paradoxical spectrum, the whole essay – whether through Rancière or Didi-Huberman – that will end up with a proposal for a radical theory of the montage of the common (the theory of montage at a distance, by the Armenian director Artavazd Pelechian) through the analysis of the film “Us” (1969).

Keywords: Common. Politics. Cinema. Artavazd Pelechian. Jacques Rancière.

 

ORCID

http://orcid.org/0000-0002-8980-3533

Referências

  1. AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua (ed. orig. 1995). Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
  2. BECERRA, Sergio; FONTANEL, Rémi (ed.). Matiére et cosmos: les films de Artavazd Pelechian. Bogotá: IDARTES (Instituto Distrital de las Artes), 2012.
  3. DELEUZE, Gilles. Logique du sens. Paris: Minuit, 1997.
  4. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Capitalisme et schizophrénie 2: Mille plateaux. Paris: Minuit, 1980.
  5. DEVILLE, Vincent. Montage à distance et figuration du génocide arménien dans Nous (1969) d’Artavazd Pelechian In: LOUVIER, Patrick; ASSO, Annick; DEMIRDJIAN, Héléna (org.). Exprimer le génocide des Arméniens: Connaissance, arts et engagement [online]. Rennes: Presses universitaires de Rennes, 2016. Disponível online em: http://books.openedition.org/pur/46074. Acedido a: 03 ago. 2021.
  6. DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontages du temps subi: l'oeil de l'histoire 2. Paris: Minuit, 2010.
  7. DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo (ed. orig. 2004). Tradução de Vanessa Brito e João Pedro Cachopo. Lisboa: KKYM, 2012.
  8. FRODON, Jean-Michel (recolha), Un langage d’avant Babel: conversation entre Artavazd Pelechian et Jean-Luc Godard. Le Monde, 2 abr. 1992, p. 28.
  9. LOPES, Silvina Rodrigues. Literatura, defesa do atrito (ed. orig. 2003). Lisboa: Língua Morta, 2017.
  10. NANCY, Jean-Luc. Être singulier pluriel. Paris: Galilée, 1996.
  11. NANCY, Jean-Luc. La Communauté désoeuvrée (ed. orig. 1986). Paris: Christian Bourgois, 1999.
  12. NANCY, Jean-Luc. Politique et au-delà: entretiens avec Philip Armstrong et Jason E. Smith. Paris: Galilée, 2011.
  13. NANCY, Jean-Luc; RONELL, Avital; SCHIRMACHER, Wolfgang. Love and Community: A round-table discussion with Jean-Luc Nancy, Avital Ronell and Wolfgang Schirmacher. European Graduate School, ago. 2001. Disponível online em: https://aphelis.net/wp-content/uploads/2014/09/NANCY_2001_Love_and_Community_URLs.pdf. Acedido a: 28 jun. 2019.
  14. PELECHIAN, Artavazd. Montage-at-a-Distance, or: A Theory of Distance (ed. orig. 1988). Tradução de Julia Vassilieva. Journal Lola, 6, dez. 2015. Disponível online em: http://www.lolajournal.com/6/distance.html. Acedido a: 28 jun. 2019.
  15. RANCIÈRE, Jacques. Le Maître ignorant: cinq leçons sur l'émancipation intellectuelle. Paris: Arthème Fayard, 1987.
  16. RANCIÈRE, Jacques. La Mésentente: politique et philosophie. Paris: Galilée, 1995.
  17. RANCIÈRE, Jacques. Le Partage du sensible: esthétique et politique. Paris: La Fabrique, 2000.
  18. RANCIÈRE, Jacques. Aesthetic Separation, Aesthetic Community: Scenes from the Aesthetic Regime of Art. Art & Research. 2 (1), 2008. Disponível online em: http://www.artandresearch.org.uk/v2n1/ranciere.html. Acedido a: 28 jun. 2019.
  19. RANCIÈRE, Jacques. O Espectador emancipado (ed. orig. 2008). Tradução de José Miranda Justo. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.
  20. RANCIÈRE, Jacques. Os Intervalos do cinema (ed. orig. 2011). Tradução de Luís Lima. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
  21. RANCIÈRE, Jacques. Nas Margens do político (ed. orig. 1990). Tradução de Vanessa Brito e João Pedro Cachopo. Lisboa: KKYM, 2014.
  22. RANCIÈRE, Jacques. Les Temps modernes: art, temps, politique. Paris: La Fabrique, 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.