Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 1 n. 1 (2019)

Agustina Bessa-Luís & Paula Rego: As Meninas ou uma 'proposta de linguagem'. Apropriação e ressignificação

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.86419
Enviado
September 4, 2018
Publicado
2019-02-01

Resumo

Este artigo pretende demonstrar o diálogo estabelecido entre Agustina Bessa-Luís e Paula Rego sobre a figuração de mulher(es), partindo da obra As Meninas. Este diálogo torna-se um solilóquio por parte de Agustina Bessa-Luís, cuja interpretação da obra da pintora tende a refletir o próprio universo, pelo que o presente trabalho, elaborado segundo uma vertente comparatista, dado o teor intertextual e interarte em que se baseia, não examina unicamente as confluências da poética de Bessa-Luís e Rego, como acede à leitura que delas faz a primeira. Esse ato decalca o propósito deste trabalho, na pressuposição do cariz pós-modernista das obras dessas artistas, pois insiste na denúncia da verdade unilateral, apelando à interpretação e à ambiguidade de que aquela se encontra refém.

Palavras-chave: Pós-modernismo. Apropriação. Ressignificação. Agustina Bessa-Luís. Paula Rego. As Meninas.

Referências

  1. ARNAUT, Ana Paula. Post-Modernismo no Romance Português
  2. Contemporâneo. Fios de Ariadne, máscaras de Proteu.Coimbra: Almeida,
  3. BESSA-LUÍS, Agustina. Adivinhas de Pedro e Inês. Lisboa: Guimarães
  4. Editores,1983.
  5. ______. Vale Abraão.Lisboa: Guimarães Editores, 1999.
  6. ______. A Corte do Norte. Lisboa: Guimarães Editores, 2008.
  7. CALINESCU, Matei. As cinco faces da modernidade. Lisboa: Veja, 2000.
  8. CAMPOS, Ana Isabel Teixeira. O silêncio em Paula Rego.2013. 75 f.
  9. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Ciências Sociais e
  10. Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.
  11. CEIA, Carlos. O que é afinal o Pós-Modernismo?Lisboa: Edições Século XXI,
  12. DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Lisboa: Edições Século XXI, 2000.
  13. FERNANDES, Maria da Penha Campos. Mimese irónica e metaficção para
  14. uma poética pragmática do romance contemporâneo.Braga: Universidade do
  15. Minho, 1995.
  16. FILIZOLA, Anamaria.O cisco e a ostra: Agustina Bessa-Luís biógrafa.
  17. Campinas: UNICAMP/Instituto de Estudos da Linguagem, 2000.
  18. ______. É a Paula que está a dizer isto ou sou eu?: As meninas, de Agustina
  19. Bessa-Luís e Paula Rego. Revista Literatura em Debate, Frederico
  20. Westphalen, v. 3, n. 5, p. 180-194, 2009.
  21. FOUCAULT, Michel. L’Ordre Du Discours. Paris: Gallimard, 1971.
  22. JUNG, Karl Gustav. The Archetypes and the CollectiveUnconscious. Nova
  23. Jérsia: Princeton University Press, 1981.
  24. LENTINA, Alda Maria. Adivinhas de Pedro e Inês ou la voix retrouvée d’Inês de
  25. Castro.Revue Quadrant,Montpellier,n. 27,p. 171-193, 2010.
  26. LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Lisboa: Gradiva, 1989.
  27. MACEDO, Ana Gabriela. Da ‘Mulher-Cão’ à ‘Mulher-Anjo’ – Paula Rego,
  28. Identidade, Desejo e Mito. Cadernos de Literatura Comparada,Porto, n. 2, p.
  29. -85, 2001.
  30. MACEDO, Ana Gabriela. Paula Rego: A propósito de santas, aranhas e
  31. avestruzes… ou da arte de contar histórias. Jornal de Letras, Artes e Ideias,
  32. Lisboa, p. 12-13, mai. 1999.
  33. MACEDO, Ana Gabriela; AMARAL, Ana Luísa. Dicionário da Crítica Feminista.
  34. Porto: Edições Afrontamento, 2005.
  35. MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito.Lisboa: Vega, 1998.
  36. OLIVEIRA, Marcelo G. A Periodização do Pós-Modernismo Literário Português.
  37. Estudos da AIL em Teoria e Metodologia - Relacionamento nas Lusofonias II,
  38. Lisboa, p.33-38, nov. 2015.
  39. ORTEGA, Cecília. Libros que enseñan a leer. Álbumes metaficcionales y
  40. conocimiento literario.2005. 798f. Tese (Doutorado em Didática da Língua e
  41. Literatura) - Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelona.
  42. PEREIRA, Elsa. A Corte do Norte de Agustina Bessa-Luís ou o romance da
  43. saudade. Revista da Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas, Porto,II
  44. Série, vol. XXIII, p. 307-324, 2006.
  45. REAL, Miguel. O Romance Português Contemporâneo 1950-2010.
  46. Lisboa:Caminho, 2011.
  47. REGO, Paula; BESSA-LUÍS, Agustina. As Meninas. Lisboa: Guerra e Paz,
  48. RUA, Susana; BARRETO, Aura; VIEIRA, Agnelo. Paula Rego: O tempo –
  49. passado e presente ou a pequena história da história da pintura. Revista de
  50. História da Arte, Lisboa, n. 10, p. 252-265, 2012.
  51. REIS, Carlos. História Crítica da Literatura Portuguesa, Vol. IX - Do Neo-
  52. Realismo ao Post-Modernismo. Lisboa: Verbo, 2006.
  53. RICOEUR, Paul. Du Text à l’áction. Paris: Seuil, 1986.
  54. SIMÕES, Rita. Como se fazem as histórias? Os exercícios de
  55. metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa
  56. publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico. 2008. 310f.
  57. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança, Área Textual e Literatura
  58. Infantil) - Instituto de Estudos da Criança,Universidade do Minho, Braga.
  59. WAUGH, Patricia. Metafiction. The Theory and Practice of Self-conscious
  60. Fiction.Londres: Routledge, 2002.
  61. WEIMANN, Robert. Text, Author-Function and Society: Towards a Sociology of
  62. Representation and Appropriation in Modern Narrative. In: COLLIER, Peter;
  63. GEYER-RYAN, Helga (Orgs.): Literary Theory Today. Cambridge: Polity Press,
  64. WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Londres: Taylor &
  65. Francis Ltd, 2001.
  66. WOLLSTONECRAFT, Mary. A Vindication of the Rights of Woman. Londres:
  67. Penguin, 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.