Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 4 n. 1 (2022)

O castiçal de Mrs. Fearnley-Whittingstall: Virginia Woolf e o não dito sobre o casamento

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.122673
Enviado
February 26, 2022
Publicado
2022-10-05 — Atualizado em 2022-10-05
Versões

Resumo

O presente trabalho apresenta uma leitura de excertos dos romances de Virginia Woolf, analisando a utilização de objetos para representar os sentimentos das personagens, o que aponta para a teoria de Jacques Rancière acerca da função dos objetos na ficção moderna em O Fio Perdido. Em seguida, são apresentados três esboços de Virginia Woolf quando ainda solteira: Hampstead, Judeus e Varas de Família. Concluiu-se que, desde os esboços de juventude, Virginia Woolf observa as questões matrimoniais e de sexualidade e toma nota delas utilizando os objetos para representar o cerne dos problemas, o que se tornou uma característica marcante dos romances dela e de outros autores modernistas.

Referências

  1. AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1987.
  2. BELL, Quentin. Bloomsbury. Rio de Janeiro: Ediouro, 1993.
  3. BUKOVINSKY, Janet. Women of words: a personal introduction to thirty-five important writers. Philadelphia Pensylvania: Running Press 1994.
  4. PROUST, Marcel. A Prisioneira. Porto Alegre: Editora Globo, 1971.
  5. RANCIÈRE, Jacques. O Fio Perdido. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
  6. WOOLF, Virginia. A Casa de Carlyle e outros esboços. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014
  7. WOOLF, Virgínia. Passeio ao farol. Rio de Janeiro: Rio Gráfica, 1987.
  8. WOOLF, Virginia. Mrs. Dalloway- Orlando. Rio de Janeiro: Editora Abril, 1972.

Downloads

Não há dados estatísticos.