Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 4 n. 1 (2022)

Poesia que move o corpo: o valor da imaginação na leitura de A Room of One’s Own

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.121628
Enviado
January 17, 2022
Publicado
2022-10-05

Resumo

O ensaio A Room of One’s Own, de Virginia Woolf, explora o vínculo ainda hoje controverso entre “mulheres” e “ficção” desestabilizando o “eu” do discurso expositivo por meio de criações ficcionais. A estratégia da escritora, embora acusada por um segmento da crítica feminista como evasão do problema, foi também entendida como tática em favor da liberdade discursiva. Inserindo-se à discussão por outra perspectiva, este artigo pretende focalizar a imaginação como via de leitura do texto de Woolf, para compreender como seu amálgama entre realidade e ficção oferta a “nós”, mulheres do presente, preceitos valiosos sobre gênero, leitura e escrita.

Palavras-chave: A Room of One’s Own. Virginia Woolf. Teoria feminista. Crítica feminista. Imaginação. 


Referências

  1. ALCOFF, Linda. “Cultural Feminism versus Post-Structuralism: The Identity Crisis in Feminist Theory” Signs, v. 13, n. 3, p. 405–436, 1988. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3174166.
  2. BARTHES, Roland. "The Death of the Author". In: BARTHES, Roland. Image Music Text. London: Fontana, 1997. p. 142-154.
  3. BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Trad. Sérgio Milliet. Editora Difusão Europeia do Livro: São Paulo, 1960.
  4. COSTA, Cristina Henrique da. A hermenêutica crítica de Paul Ricoeur posta à prova da imaginação feminina. Remate de Males, v. 35, n. 2, p. 393-418, dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8645198 Acesso em: 01 jan. 2021.
  5. _____. “Mulher, Uma Essência Vazia, Mas Resistente?” Recorte – Revista Eletrônica, v. 11, n. 1, jan-jun. 2014. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/recorte/article/view/1508 Acesso em: 10 de dez. 2021.
  6. DE LAURETIS, Teresa. Teresa de Lauretis, Alice doesn't: feminism, semiotics, cinema. Londres: Indiana University Press, 1984.
  7. EZELL, Margaret. The Myth of Judith Shakespeare: Creating the Canon of Women’s Literature, New Literary History, v. 21, n. 3, p. 579-592, 1990. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/469128 Acesso em: 20 de nov. 2021.
  8. FOUCAULT, Michel. What is an Author?. In: BOUCHARD, Donald. Language, Counter-Memory, Practice: Selected Essays and Interviews by Michel Foucault. Ithaca: Cornell University Press, 1977. p. 113–138.
  9. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1997.
  10. GILBERT, Sandra; GUBAR, Susan. The Madwoman in the Attic: The Woman Writer and the Nineteenth-Century Literary Imagination. 2. Ed. NewHaven: Yale University Press, 2000.
  11. MARCUS, Jane. Virginia Woolf and the languages of the patriarchy. Bloomington: Indiana University Press, 1987.
  12. MOI, Toril. ‘I am not a woman writer’: about women, literature and feminist theory today, Feminist Theory, v. 9, n. 3., p. 259-271, 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/home/fty
  13. ______. Who’s Afraid of Virginia Woolf: Feminist Readings of Woolf. In: MOI, Toril. Sexual/Textual Politics. Londres: Routledge, 1988.
  14. RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo III. Trad. Roberto Leal Ferreira. Campinas: Papirus, 1997.
  15. RICH, Adrienne. When We Dead Awaken: Writing as Re-Vision. College English, v. 34, n. 1, 1972, p. 18-30. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/375215 Acesso em: 9 de jan. 2021.
  16. SHOWALTER, Elaine. Virginia Woolf and the Flight into Androgyny. In: SHOWALTER, Elaine. A Literature of Their One. New Jersey: Princeton University Press, 1999. p. 263-297
  17. WOOLF, Virginia. A Room of One's Own. Londres: Penguin Books, 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.