Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 2 n. 2 (2020)

O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas'

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.104018
Enviado
June 7, 2020
Publicado
2020-11-10

Resumo

Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. Parte da hipótese de que a imagem da mulher pode ser aprofundada pela narrativa de autoria feminina enquanto lugar de resistência política. Busca posicionar-se contra o apagamento das experiências lésbicas, ao torná-las visíveis e construir sentido sobre elas.

Palavras-chave: Olhar Feminino. Cinema. Pintura. Cânone. Experiência Lésbica.

 

Abstract

Portrait of a lady on fire, film by Céline Sciamma, proposes a discussion on the “female gaze”, both in painting and in cinema. The article is based on the Feminist Studies perspective and seeks correlations between film and the canon of literature, painting, and cinema, and the patriarchal system that supports them. It observes how this canon instrumentalizes a cult of female passivity and its inscription as an object in history, aestheticizing “the dead woman” as an index of this representation. It is based on the hypothesis that the image of women can be deepened by the female authorship narrative as a site of political resistance. It seeks to position itself against the erasure of lesbian experiences, by making them visible and building meaning upon them.

Keywords: Female Gaze. Cinema. Painting. Canon. Lesbian Experience.

Referências

  1. AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papiros, 1995.
  2. BARTHES, Roland. Mitologias. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand-Brasil, 2001.
  3. BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. [2v.] Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
  4. CÉLINE Sciamma and Adèle Haenel on Portrait of a Lady on Fire, [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (8 min). Publicado pelo canal vpro cinema. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RxMGkM-lL5c. Acesso em: 06 jun. 2020.
  5. DELPHY, Christine. Patriarcado (teorias do). In: HIRATA, Helena et al. (Orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
  6. Entrevista com Laura Mulvey. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 351-362, ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: em: 31 ago. 2020.
  7. FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
  8. GAINES, Jane. White Privilege and Looking Relations: Race and Gender in Feminist FilmTheory. Cultural Critique, Minneapolis, n. 4, 1986, p. 59-79.
  9. GERBNER, George. Violence in Television Drama: A Study of Trends and Symbolic Functions. In: Annenberg School for Communication, University of Pennsylvania. Dez. 1970. Disponível em: http://web.asc.upenn.edu/gerbner/Asset.aspx?assetID=2584. Acesso em: 06 jun. 2020.
  10. HOOKS, bell. The Oppositional Gaze - Black Female Spectators. In: HOOKS, bell. Black Looks: Race and Representation. Boston: South End Press, 1992. p. 115-131.
  11. HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
  12. KAPLAN, E. Ann. O olhar é masculino? In: KAPLAN, E. Ann. A mulher e o cinema: os dois lados da câmera. Rio de Janeiro: Rocco. 1995.
  13. LAURETIS, Teresa de. Através do Espelho: mulher, cinema e linguagem. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 96, jan. 1993. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/15993. Acesso em: 20 ago. 2020.
  14. LAURETIS, Teresa de. Technologies of Gender: Essays on Theory, Film, and Fiction. Bloomington: Indiana University Press, 1987.
  15. MULVEY, Laura. Afterthoughts on ‘Visual Pleasure and Narrative Cinema’ inspired by King Vidor’s Duel in the Sun (1946). In: MULVEY, Laura. Visual and Other Pleasures. Language, Discourse, Society. Londres: Palgrave Macmillan, 1989a.
  16. MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. In: MULVEY, Laura. Visual and Other Pleasures. Language, Discourse, Society. Londres: Palgrave Macmillan, 1989b.
  17. MUZART, Zahidé Lupinacci. A questão do cânone. In: SCHMIDT, Rita Terezinha (Org.). Mulheres e literatura: (trans)formando identidades. Porto Alegre: Editora Palloti, 1997.
  18. NUSSBAUM, Martha C. Objetification. Philosophy and Public Affairs, v. 24, n. 4, p. 249-291, out. 1995.
  19. PADILHA, Laura Cavalcante. A diferença interroga o cânone. In: SCHMIDT, Rita Terezinha (Org.). Mulheres e literatura: (trans)formando identidades. Porto Alegre: Editora Palloti, 1997.
  20. PATEMAN, Carole. O contrato sexual. Rio de Janeiro: Paz e. Terra, 1993.
  21. PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2017.
  22. RETRATO de uma Jovem em Chamas. Céline Sciamma (Dir.). França: Lilies Films, Arte France Cinéma, Hold Up Films, 2019. 1 filme (122 min), son., color, DCP 4K.Título original: Portrait de la jeune fille en feu.
  23. RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e a existência lésbica. Revista Bagoas, Natal, v. 4, n. 5, p. 17-44, jan-jun. 2010.
  24. RUBIN, Gayle. Políticas do sexo. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
  25. SADLIER, Darlene J. Os debates sobre a mulher/gênero na teoria e crítica literária feminista nos Estados Unidos. In: SCHMIDT, Rita Terezinha (Org.). Mulheres e literatura: (trans)formando identidades. Porto Alegre: Editora Palloti, 1997.
  26. SAFFIOTI, Heleieth. Gênero patriarcado violência. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015.
  27. TIBURI, Márcia. Ofélia morta – do discurso à imagem. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 301-318, maio-ago. 2010.
  28. TUCHMAN, Gaye. Introduction: the Symbolic Annihilation of Women. In: TUCHMAN, Daniels; BENET, James (eds.). Hearth & Home: Images of Women in the Mass Media. New York: Oxford University Press, 1978.
  29. WITTIG, Monique. The straight mind and other essays. Boston: Bacon Press, 1992.

Downloads

Não há dados estatísticos.