O cinema gay no Brasil: a representação dos homossexuais em Tatuagem e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.99876Palavras-chave:
Representação, Cinema, Sexualidade, Identidade, Teoria QueerResumo
Este trabalho analisa a representação dos homossexuais no cinema brasileiro contemporâneo através da perspectiva do Cinema Queer, com foco nos filmes Tatuagem, estreado em 2013 e Hoje eu quero voltar sozinho, estreado em 2014. A metodologia de análise utilizada é o Circuito da Cultura proposto por Johnson no ano de 1999, em conjunto com a análise textual segundo as concepções de Cassetti e Chio publicadas em 1999. Percebemos, com a análise, que existem duas vertentes de representação dos homossexuais no cinema gay brasileiro, uma mais preocupada em seguir os padrões heteronormativos e outra que procura desconstruir essas normas, caracterizando-se por ser queer.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Miguel Vale de. A Teoria Queer e a Contestação da Categoria “Género”. In: CASCAIS, António Fernando (org.). Indisciplinar a Teoria. Estudos Gay, Lésbicos e Queer. Lisboa: Editora Fenda, 2004.
ARAUJO, Joana. Caso Crivella X Bienal do Livro: censura ou proteção ao menor? Estado de São Paulo, São Paulo, 12 set. 2019.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CASSETTI, Francesco; CHIO, Federico Di. Análisis de la televisión: instrumentos, métodos y prácticas de investigación. Barcelona: Paidós, 1999.
EXITOÍNA. Ancine volta atrás e retira apoio a filmes LGBT após ação de Bolsonaro. São Paulo, 16 set. 2019. Disponível em: https://exitoina.uol.com.br/noticias/cinema/ancine-volta-atras-e-retira-apoio-filmes-lgbt-apos-acao-de-bolsonaro.phtml. Acesso em: 24 out. 2019.
FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. 1 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
G1 RS. Mostra Queermuseu é desmontada em Porto Alegre e deve sofrer uma pausa até ser reaberta. Rio Grande do Sul, 10 out. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/mostra-queermuseu-e-desmontada-em-porto-alegre-e-deve-sofrer-uma-pausa-ate-ser-reaberta.ghtml. Acesso em: 24 out. 2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós–modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HERMANSON, Marcos. Relatório registra 420 vítimas fatais de discriminação contra LGBTs no Brasil em 2018. Brasil de Fato, São Paulo, 08 fev. 2019.
HOJE eu quero voltar sozinho. Direção de Daniel Ribeiro. Produção: Diana Almeida e Daniel Ribeiro. São Paulo: Lacuna Filmes, 2014. 1 DVD (96 min.).
JOHNSON, Richard. Estudos Culturais: Uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 07-131.
MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a questão das diferenças. In: CONGRESSO DE LEITURA NO BRASIL, (COLE) 16, 2007, Campinas. Anais[...] Campinas: ALB Associação de Leitura do Brasil, 2007. v. 1, p. 1-19.
OCA ANCINE. Filmes Brasileiros e Estrangeiros Lançados - 2013. Brasília, 2015.
PRECIADO, Beatriz. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. 2 ed. São Paulo: n. 1 edições, 2015.
SEDGWICK, Eve Kosofsky. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu, Campinas, n. 28, p. 19-54, jan./jun. 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Trad. E org.: Thomaz Tadeu da Silva. Petrópolis: Vozes, 2014.
SOUZA, Alberto Carneiro Barbosa de. “Se ele é artilheiro, eu também quero sair do banco”: um estudo sobre a coparentalidade homossexual. mar. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
TATUAGEM. Direção: Hilton Lacerda. Produção: João Vieira Jr. Recife: REC Produtores, 2013. 1 DVD (110 min.).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rodrigo Quevedo Fagundes, Flavi Ferreira Lisbôa Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.