Relações técnicas e estéticas entre os cinemas do pós-Segunda Guerra e o cinema digital com base no filme Timecode

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.99843

Palavras-chave:

Cinema, Cinema digital, Hipermídia, Múltiplas telas, Timecode

Resumo

As relações técnicas e estéticas entre o cinema moderno, cujas correntes tomaram impulso no período pós-Segunda Guerra, e o cinema digital, produzido a partir da segunda metade dos anos 1990, é o tema deste artigo. Objetiva-se identificar as características do filme Timecode (2000) e relacioná-las, por uma linha evolutiva, com aproximações e distanciamentos, às principais correntes do cinema moderno – experimental, direto e disnarrativo. Paralelamente, abordamos as especificidades da hipermídia e do cinema digital contemporâneos. Entre os resultados, destaca-se que o cinema digital dos anos 1990 foi um desdobramento das inovações trazidas pelo cinema moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo de Carvalho dos Reis e Cunha, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Graduado em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Pós-graduação lato sensu (especialização) em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac. Mestrando em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso).

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Comunciação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutora pela ECA/USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade  de Sorocaba - Uniso - Sorocaba, SP.

Referências

CONFIDÊNCIAS à meia-noite. Direção: Michael Gordon. Produção: Ross Hunter; Martin Melcher e Edward Muhl. Intérpretes: Rock Hudson, Doris Day, Tony Randall; Thelma Ritter; Nick Adams; Julia Meade; Allen Jenkins; Marcel Dalio; Lee Patrick et al. Roteiro: Stanley Shapiro e Maurice Richlin. Música: Frank De Vol. EUA: Arwin Productions, 1959. 1 DVD (102 min), mono, widescreen, color.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: Cinema 2. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DOGME95.dk. A tribute to the official Dogme95, Copenhague, 2019. Disponível em: http://www.dogme95.dk. Acesso em: 20 nov. 2019.

FESTA de família. Direção: Thomas Vinterberg. Produção: Birgitte Hald. Intérpretes: Ulrich Thomsen; Henning Moritzen; Thomas Bo Larsen; Paprika Steen et al. Roteiro: Thomas Vinterberg e Mogens Rukov. Música: Lars Bo Jensen. Dinamarca/Suécia: Nimbus Film Productions, 1998. 1 DVD (105 min.), estéreo, fullscreen, color.

FONTANARI, Rodrigo. Nouveau cinéma e o cinema experimental de Alain Robbe-Grillet. Revista ECO-Pós, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 276-292, 2017.

GRILHÕES do passado. Direção: Orson Welles. Produção: Orson Welles e Louis Dolivet. Intérpretes: Orson Welles; Michael Redgrave; Patricia Medina; Akim Tamiroff et al. Roteiro: Orson Welles. Música: Paul Misraki. França/Espanha/Suíça: Mercury Productions, 1955. 1 DVD (93 min.), mono, fullscreen, p&b.

HANSON, Matt. The end of celluloid: film futures in the digital age. 1. ed. Mies: RotoVision, 2003.

HISTÓRIA imortal. Direção: Orson Welles. Produção: Micheline Rozan. Intérpretes: Jeanne Moreau; Orson Welles; Roger Coggio; Norman Eshley e Fernando Rey. Roteiro: Orson Welles e Louise de Vilmorin. França: Office de Radiodiffusion Télévision Française, 1968. 1 DVD (58 min), mono, widescreen, color.

JANELA indiscreta. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Alfred Hitchcock. Intérpretes: James Stewart; Grace Kelly; Wendell Corey; Thelma Ritter; Raymond Burr et al. Roteiro: John Michael Hayes. Música: Franz Waxman. EUA: Alfred J. Hitchcock Productions, 1954. 1 DVD (112 min.), mono, fullscreen, color.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 6. ed. Campinas: Papirus, 1997. E-book.

MANOVICH, Lev. The language of new media. 1. ed. Cambridge: MIT Press, 2001.

NAPOLEÃO. Direção: Abel Gance. Produção: Henri de Cazotte; Hugo Stinnes e Wengoroff. Intérpretes: Albert Dieudonné; Vladimir Roudenko; Edmond Van Daële; Alexandre Koubitzky; Antonin Artaud; Gina Manès; Suzanne Bianchetti et al. Roteiro: Abel Gance. Música: Arthur Honegger. França: Films Abel Gance, 1927. 330 min. silencioso, fullscreen, p&b.

O JOGO com o fogo. Direção: Alain Robbe-Grillet. Produção: Georges Dybman. Intérpretes: Jean-Louis Trintignant; Philippe Noiret; Anicée Alvina; Sylvia Kristel et al. Roteiro: Alain Robbe-Grillet. Música: Michel Fano. França/Itália: Arcadie Productions; Madeleine Films e Cinecompany, 1975. 1 DVD (112 min.), mono, widescreen, color.

OS IMORAIS. Direção: Stephen Frears. Produção: Robert A. Harris; Jim Painter e Martin Scorsese. Intérpretes: Anjelica Huston; John Cusack; Annette Bening et al. Roteiro: Donald E. Westlake. Música: Elmer Bernstein. EUA/Canadá: Cineplex Odeon Films, 1990. 1 DVD (110 min.), estéreo, widescreen, color.

PARENTE, André. Narrativa e modernidade: os cinemas não-narrativos do pós-guerra. 1. ed. Campinas: Papirus, 2000.

TIMECODE. Direção: Mike Figgis. Produção: Mike Figgis e Annie Stewart. Intérpretes: Stellan Skarsgård; Jeanne Tripplehorn; Salma Hayek; Saffron Burrows; Holly Hunter; Richard Edson et al. Roteiro: Mike Figgis. Música: Mike Figgis e Anthony Marinelli. EUA: Columbia TriStar Home Video, 2000. 1 DVD (97 min.), estéreo, widescreen, color.

TRANS-EUROP-EXPRESS. Direção: Alain Robbe-Grillet. Produção: Samy Halfon. Intérpretes: Jean-Louis Trintignant, Marie-France Pisier, Christian Barbier et al. Roteiro: Alain Robbe-Grillet. Música: Michel Fano. França: Como Films, 1966. 1 DVD (105 min.), mono, widescreen, p&b.

UM HOMEM com uma câmera. Direção: Dziga Vertov. Roteiro: Dziga Vertov. URSS: Vseukrainske Foto Kino Upravlinnia (VUFKU), 1929. 1 DVD (68 min.), silencioso, fullscreen, p&b.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

dos Reis e Cunha, J. P. de C., e M. O. Drigo. “Relações técnicas E estéticas Entre Os Cinemas Do pós-Segunda Guerra E O Cinema Digital Com Base No Filme Timecode”. Intexto, nº 52, julho de 2021, p. 99843, doi:10.19132/1807-8583202152.99843.

Edição

Seção

Artigos