Discurso e imagem: possibilidades metodológicas para uma análise discursiva do fotojornalismo contemporâneo

Autores

  • Nelson Soares Pereira Junior Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Pesquisador do CEPAD (Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) - professor do quadro efetivo.
  • Giovandro Marcus Ferreira Universidade Federal da Bahia (UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.177-200

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Análise de discurso. Enunciação. Posicionamento discursivo. Psicologia da percepção.

Resumo

Sabe-se que as diferentes abordagens desenvolvidas no interior da Análise de Discurso se ocuparam principalmente com práticas discursivas elaboradas a partir de materiais linguísticos, o que tornam bastante consistentes as possibilidades metodológicas voltadas para o estudo de textos verbais, como ocorre com a literatura, o jornalismo impresso ou publicidade, por exemplo. A partir desse cenário, apresentamos os limites e as possibilidades de uma metodologia de análise da imagem fotojornalística, fundamentada em uma visão discursiva da linguagem. Para tanto, o estudo propõe uma metodologia que considera os pressupostos teóricos da Análise de Discurso e as possíveis contribuições da psicologia da percepção, desenvolvidas por Ernst Gombrich para o estudo do fotojornalismo. Tem-se, então, como resultado, um conjunto formado por três categorias de análise do fotojornalismo, que considera as implicações históricas e ideológicas e suas relações com a matéria não verbal na constituição da semiose do jornalismo impresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Soares Pereira Junior, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Pesquisador do CEPAD (Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) - professor do quadro efetivo.

Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PPG-Com/FACOM-UFBA). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito (UFES). Fotógrafo profissional da área de Publicidade entre os anos 1997 e 2002, dedica-se atualmente à docência e à pesquisa no campo da Publicidade, Análise do Discurso, Semiótica e Fotografia, com especial interesse nos processos enunciativos da imagem e no fenômeno das marcas na contemporaneidade. Possui experiência como coordenador e professor em cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Atualmente é professor do quadro efetivo do curso de Publicidade e Propaganda e Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Giovandro Marcus Ferreira, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutor em Ciências da Informação pelo Institut Français de Presse et Communication –
Universidade de Paris II. Professor associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual
integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e
coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o CCDC.

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990a, p. 11-25.

BARTHES, Roland. A retórica da imagem. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990b, p. 27-43.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994.

FIORIN, José Luis. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999.

FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. São Paulo: Vega, 1989.

GOMBRICH, Ernest. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GOMBRICH, Ernest. Meditações sobre um cavalinho de pau: e outros ensaios sobre teoria da arte. São Paulo: EDUSP, 1999.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 4. ed. Campinas: Papirus, 1996.

LIMA, I. A fotografia é a sua linguagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.

MAINGUENEAU, D. Termos-chave da análise do discurso. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

METZ, Christian. Para além das imagens. In: METZ, Christian et al. A análise das imagens. Petrópolis: Vozes, 1973. p. 1-18.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e métodos. Campinas: Pontes, 1999.

PINTO, Milton José. Semiologia e Imagem. In: BRAGA, José Luiz. A encenação dos sentidos: mídia, cultura e política. Rio de Janeiro: Diadorim/COMPÓS, 1995. v. 1.

PREMIO EXXON Mobil de Jornalismo. De repente, a violência. [S.I.], 2015a. Disponível em: <http://www.premioexxonmobil.com.br/site/popup/pop_fotografia_1968c.htm>. Acesso em: 10 mar. 2016.

PREMIO EXXON Mobil de Jornalismo. Qualquer semelhança... [S.I.], 2015b. Disponível em: <http://www.premioexxonmobil.com.br/site/popup/pop_fotografia_1986.htm>. Acesso em: 10 mar. 2016.

PREMIO EXXON Mobil de Jornalismo. Todos negros. [S.I.], 2015. Disponível em: <http://www.premioexxonmobil.com.br/site/popup/pop_fotografia_1983.htm>. Acesso em: 10 mar. 2016.

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

VERON, Eliseo. A produção de sentido. São Paulo: Cultrix,1980.

VERON, Eliseo. El análisis del contrato de lectura: un nuevo método para los estudios de posicionamiento en los soportes de los media. In: INSTITUT DE RECHERCHES et d'études publicitaires (Org.). LES MEDIAS: experiences, recherches actuelles, aplications. Paris: IREP, 1983. p. 60-88.

VILCHES, L. Teoría de la imagen periodística. Barcelona: Paidós, 1987.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Pereira Junior, N. S., e G. M. Ferreira. “Discurso E Imagem: Possibilidades metodológicas Para Uma análise Discursiva Do Fotojornalismo contemporâneo”. Intexto, nº 39, maio de 2017, p. 177-00, doi:10.19132/1807-8583201739.177-200.

Edição

Seção

Artigos