Análise e ensino da imagem informativa: aspectos teórico-metodológicos

Autores

  • Kati Eliana Caetano Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Estética da Imagem. Categorias de Análise. Efeitos Interacionais.

Resumo

O estudo da imagem jornalística, ou imagem de informação no sentido lato, está centrado, neste trabalho, em dois propósitos primordiais: 1) tentar formalizar categorias de análise da imagem, com base em sua própria constitutividade, bem como nas relações contraídas com os textos verbais e com outros sistemas significantes, em face de seus modos de presenças nos processos jornalísticos; 2) procurar sistematizar alguns regimes de presença da imagem no jornalismo nas diferentes modalidades de suas manifestações impressa ou virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kati Eliana Caetano, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora titular do Programa de Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná-UTP, Curitiba, Brasil. Doutora em Letras, com pós-doutorados em Semiótica (1991-92), Université de Limoges e EHESS-Paris, e em Ciências da Linguagem (2002-2003), Université de Paris VII e École Normale Supérieure de Lyon-França. Líder do grupo de Pesquisa Imagens, sentidos e regimes de interação cadastrado no diretório do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-07-09

Como Citar

Caetano, K. E. “Análise E Ensino Da Imagem Informativa: Aspectos teórico-metodológicos”. Intexto, nº 26, julho de 2012, p. 1-17, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/16458.

Edição

Seção

Artigos