O formato de captação analógico em filmes históricos contemporâneos

um estudo das obras lançadas entre 2013 e 2019

Autores

  • Thalita Fernandes Sales Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-1638-4486
  • Marcel Vieira Barreto Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.110039

Palavras-chave:

Cinema analógico, Filme histórico, Materialidade da Comunicação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel do formato analógico em filmes do gênero histórico produzidos nos últimos anos. Para isso, tomamos como corpus os 700 filmes com maior destaque de bilheteria anual entre 2013 e 2019, identificando o formato de captação e o gênero dos mesmos. Utilizando uma metodologia exploratória-descritiva a partir das informações disponibilizadas nos sites Box Office Mojo e Internet Movie Database, os dados coletados na pesquisa verificaram que enquanto houve uma acelerada adesão ao formato de captação digital em filmes de gênero não-histórico ao longo do período analisado, a quantidade de filmes históricos gravados em película permaneceu sem grande variação. Sugerimos que a escolha pelo formato analógico nos filmes históricos se dá não só por preferências estéticas, mas também pelo efeito de passado que o dispositivo carrega.

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Biografia do Autor

Thalita Fernandes Sales, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda no Programa de Pós-Graduação  em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba

Marcel Vieira Barreto Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba

Curso de Cinema e Audiovisual

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

Sales, T. F., e M. V. B. Silva. “O Formato De captação analógico Em Filmes históricos contemporâneos: Um Estudo Das Obras lançadas Entre 2013 E 2019”. Intexto, nº 53, julho de 2022, p. 110039, doi:10.19132/1807-8583202253.110039.

Edição

Seção

Artigos