A construção dos conceitos de comunidade, identidade e memória a partir da prática da comunicação comunitária

Autores

  • Camila Escudero Universidade Metodista de São Paulo
  • Lucia Caetano Universidade Metodista de São Paulo
  • Eduardo Reina Universidade Metodista de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.97956

Palavras-chave:

Mídia comunitária, Memória, Identidade, Comunidade, Comunicação Social

Resumo

Este artigo tem o objetivo de verificar como se configuram os conceitos de comunidade, identidade e memória a partir de iniciativas práticas de mídia comunitária. A proposta parte de uma perspectiva inversa à lógica comumente vista: no lugar de trazer conceitos para explicar realidades empíricas, procura verificar como os conceitos se constroem a partir das experiências. Para isso, propomos uma Análise de Conteúdo, de abordagem qualitativa, sobre um corpus composto por 30 artigos acadêmicos publicados em eventos científicos e livros da área da Comunicação Social, que registram experiências de mídia comunitária. Entre os principais resultados, destacamos que as experiências cotidianas de uma comunidade “traduzidas” por seus veículos, bem como pela prática de produção desses veículos, revelam uma dimensão de ordem afetiva, vinculativa, identitária e histórica do grupo envolvido, na qual conceitos de comunidade, identidade e memória ganham outros contornos, funções e evidências.

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Biografia do Autor

Lucia Caetano, Universidade Metodista de São Paulo

Jornalista e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Eduardo Reina, Universidade Metodista de São Paulo.

Jornalista e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

Escudero, C., L. Caetano, e E. Reina. “A construção Dos Conceitos De Comunidade, Identidade E memória a Partir Da prática Da comunicação comunitária”. Intexto, nº 52, novembro de 2021, p. 97956, doi:10.19132/1807-8583202152.97956.

Edição

Seção

Artigos