Os filmes de Arthur Omar como “formas que pensam” a violência no Brasil dos anos 1980

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.325-351

Palavras-chave:

Arthur Omar. Cinema brasileiro. Violência. Teoria dos cineastas.

Resumo

Arthur Omar é um cineasta e artista visual atuante desde os anos 1970 até hoje. Nos anos 1970-80, caracterizou-se por fazer um cinema cuja inventividade de linguagem pode, sem muito esforço, ser discutida nos termos de uma violência poética. Em seus filmes, enfatizava uma multiplicidade de aspectos da realidade articulados de forma complexa e sem obviedade. Ao longo da década de 1980 realizou, entre outras obras, os filmes O Som ou tratado da harmonia (1984), O Inspetor (1987) e Ressurreição (1988), que serão aqui discutidos. Neles, além dos desdobramentos da poética violenta característica de suas primeiras obras, a violência enquanto fenômeno social também se torna assunto relevante. O presente texto pretende discutir esses três filmes enquanto uma “teoria da violência” proposta por Arthur Omar em suas obras, e situá-los em meio aos debates estéticos e políticos do seu tempo de produção. O artigo resulta de estudos feitos nos últimos anos sobre os filmes de Omar, e também sobre as relações entre cinema e violência. O método utilizado articula a análise fílmica às discussões acadêmicas e culturais do contexto em que as obras de Omar foram produzidas.

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Biografia do Autor

Rosane Kaminski, Universidade Federal do Paraná

Rosane Kaminski é Pós-doutora em Meios e Processos Audiovisuais e doutora em História (UFPR) com pesquisas sobre cinema brasileiro. Pesquisa e orienta nas áreas de história e imagem, história e artes, cinema e história. É professora do DEHIS e do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR. Autora do livr A formação de um cineasta: Sylvio Back no cenário cultural de Curitiba nos anos 1960 (2018). Organizadora dos livros Imagem, narrativa e subversão (2016); Arte e Política no Brasil (2014); e História e Arte: encontros disciplinares (2013).

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Kaminski, R. “Os Filmes De Arthur Omar Como ‘formas Que pensam’ a Violência No Brasil Dos Anos 1980”. Intexto, nº 48, janeiro de 2020, p. 325-51, doi:10.19132/1807-8583202048.325-351.

Edição

Seção

Dossiê Teoria dos cineastas