A febre dos podcasts de política no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.110787

Palavras-chave:

Podcasts, Política, Comunicação Política

Resumo

Este artigo objetiva mapear a produção de podcasts que falam sobre política no Brasil. Desde 2014, acompanhamos o crescimento deste tipo de mídia no país, configurando um novo campo de informação e discussão política. Esta pesquisa busca lançar luz sobre as principais características desses podcasts, tais quais: vinculação, periodicidade, data de criação, especialidade ou tema discutido nos programas, além do posicionamento político. Para ilustrar o fenômeno, propomos um estudo exploratório que levanta dados quantitativos (N = 125) de podcasts e dados qualitativos por meio de entrevistas em profundidade (N = 6) com responsáveis por alguns podcasts. Este trabalho pretende apresentar o campo desta mídia como parte do ecossistema comunicacional composto por diferentes meios de informação política frente às crises e processos políticos recentes no Brasil. Como resultados principais, salienta-se o domínio da podosfera política por produções independentes, vinculadas à esquerda, lançadas semanalmente e que tratam de “Política Nacional” como tema majoritário nos seus episódios. Além disso, houve um pico de lançamento de programas em 2019, sendo este ano responsável por quase metade do corpus analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dominguez Costa Pinho, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA) na linha de Comunicação Política. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma instituição, com intercâmbio acadêmico no Institut de Sciences Politiques de Paris (Sciences Po), onde cursou disciplinas de Ciência Política. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), tem interesse nos temas de Governo Digital, e-Transparência, Governo Aberto e Dados Abertos. Durante o Mestrado, foi Pesquisadora Visitante no WZB Social Sciences Center Berlin, onde participou do LATINNO Project - Innovations for Democracy in Latin America

Pedro Mesquita, Universidade Federal da Bahia

É doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem interesse na pesquisa sobre Democracia Digital com foco em Política Online e Campanha Permanente. 

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal da Bahia

É doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e mestre pela mesma instituição. É jornalista por formação e possui especialização em Jornalismo e Convergência Midiática. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), por onde desenvolve projeto de estágio pós-doutoral. No Instituto, além de coordenar e desenvolver pesquisas nas áreas de participação, redes sociais, discussão política online e governo digital, é Coordenador de Comunicação. É membro também do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD) e participante do grupo de pesquisa Comunicação, Internet e Democracia, coordenador pelo prof. Wilson Gomes. Em 2019, juntamente com mais três sócios, fundou a startup Govthink, incubada no INCT.DD, que trabalha com inteligência de dados aplicada ao setor público.

Referências

ABAL, F. Entrevista IV [jul.2019]. [Entrevista cedida a] Maria Dominguez, Pedro Mesquita e Rodrigo Carreiro. Salvador, 2019. Arquivo .mp3 (33 min).

ALDÉ, A.; ESCOBAR, J.; CHAGAS, V. A febre dos blogs de política. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 14, n. 33, p. 29-40, 2007.

BAGHDADI, T. Entrevista II [jul.2019]. [Entrevista cedida a] Maria Dominguez, Pedro Mesquita e Rodrigo Carreiro. Salvador, 2019. Arquivo .mp3 (18 min).

BARBOSA, M. Audiência de podcasts no Brasil registra aumento de 33% em ano de pandemia. O Globo, Rio de Janeiro, 21 jan. 2021. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/audiencia-de-podcast-cresce-33-em-ano-depandemia.html. Acesso em: 6 maio 2021.

BARROS, L. A era de ouro dos podcasts: entenda o boom dos programas de áudio on-line. O Globo, Rio de Janeiro, 21 abr. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/a-erade-ouro-dos-podcasts-entenda-boom-dos-programas-de-audio-on-line-23612273. Acesso em: 6 maio 2021.

BERRY, R. Will the iPod kill the radio star? Profiling podcasting as radio. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, London, v. 12, n. 2, p. 143-162, 2006.

CHAGAS, V. A febre dos memes de política. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 1-26, 2018.

COUTO, A. L. S.; MARTINO, L. M. S. Dimensões da pesquisa sobre podcast: trilhas conceituais e metodológicas de teses e dissertações de PPGComs (2006-2017). Revista Rádio-Leituras, Mariana, v. 9, n. 2, p. 48-68, jul./dez. 2018.

FLORES, M.; VIZEU, R. Entrevista VI [jul.2019]. [Entrevista cedida a] Maria Dominguez, Pedro Mesquita e Rodrigo Carreiro. Salvador, 2019. Arquivo .mp3 (24 min).

FLORINI, S. The podcast “Chitlin' Circuit”: black podcasters, alternative media, and audio enclaves. Journal of Radio & Audio Media, Abingdon, v. 22, n. 2, p. 209-219, 2015.

HERSCHMANN, M.; KISCHINHEVSKY, M. A “geração podcasting” e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 15, n. 37, p. 101-106, 2008.

JO, K. S. Rhetorical analysis of a political satire podcast, Naneun Ggomsuda. Thesis (PHD in Rhetoric and Writing Studies) - College of Arts and Letters, San Diego State University. 2015.

KIM, Y.; KIM, Y.; WANG, Y. Selective exposure to podcast and political participation: the mediating role of emotions. International Journal of Mobile Communications, Geneva, v. 14, n. 2, p. 133-148, 2016.

KISCHINHEVSKY, M. Cultura da portabilidade: novos usos do rádio e sociabilidades em mídia sonora. Observatório (OBS) Journal, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 223-238, 2009.

KOO, C.; CHUNG N.; KIM. D. J. How do social media transform politics? The role of a podcast, ‘Naneun Ggomsuda’ in South Korea. Information Development, London, v. 31, n. 5, p. 421–434, 2015.

MANSBRIDGE, J. Everyday political talk in the deliberative system. MACEDO, S. (org.). Deliberative Politics: essays on democracy and disagreement. New York: Oxford University Press, 1999. p. 269-283.

MARKMAN, K. M.; SAWYER, C. E. Why Pod? Further explorations of the motivations for independent podcasting. Journal of Radio & Audio Media, Abingdon, v. 21, n. 1, p. 20-35, 2014.

MEIRELLES, F. S. 30ª Pesquisa anual do uso de TI nas empresas. São Paulo: FGV; EAESP, 2019.

MIZANZUK, I. Entrevista III [jul.2019]. [Entrevista cedida a] Maria Dominguez, Pedro Mesquita e Rodrigo Carreiro. Salvador, 2019. Arquivo .mp3 (41 min).

MCDOUGALL, R. C. Podcasting and Political Life. American Behavioral Scientist, Thousand Oaks, v. 55, n. 6, p. 714-732, 2011.

MORRIS, J. W.; PATTERSON, E. Podcasting and its apps: software, sound, and the interfaces of digital audio. Journal of Radio & Audio Media, Abingdon, v. 22, n. 2, p. 220-230, 2015.

MOU, Y.; LIN, C. A. Exploring podcast adoption intention via perceived social norms, interpersonal communication, and theory of planned behavior. Journal of Broadcasting & Electronic Media, Abingdon, v. 59, n. 3, p. 475-493, 2015.

NÚCLEO de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação: pesquisa TIC Domicílios, ano 2019. 2020. Disponível em: http://cetic.br/pt/arquivos/domicilios/2019/domicilios/. Acesso em: 08 mar. 2022.

PONTES, A. Entrevista V [jul.2019]. [Entrevista cedida a] Maria Dominguez, Pedro Mesquita e Rodrigo Carreiro. Salvador, 2019. Arquivo .mp3 (31 min).

QUATRO em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil. Revista Piauí, Rio de Janeiro, 11 maio 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/quatro-em-cada-dezinternautas-ja-ouviram-podcast-no-brasil/. Acesso em: 6 maio 2021.

SCARPIN, P. Entrevista I [07.2019]. [Entrevista cedida a] Maria Dominguez, Pedro Mesquita e Rodrigo Carreiro. Salvador, 2019. Arquivo .mp3 (41 min).

SENADO FEDERAL (Brasil). Instituto de Pesquisa DataSenado. Redes sociais, notícias falsas e privacidade de dados na internet. Brasília: Senado Federal, 2019.

SHARON, T.; JOHN, N. A. Imagining an ideal podcast listener. Popular Communication, Abingdon, v. 17, n. 4, p. 333-347, 2019.

SILVA, R. O. Um mapa da direita no YouTube do Brasil através dos métodos digitais. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2019.

VICENTE, E. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. In: SOARES, R. de L.; S., G. (org.). Emergências periféricas em práticas midiáticas. São Paulo: ECA/USP, 2018. p. 88-107.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

Pinho, M. D. C., P. Mesquita, e R. Carreiro. “A Febre Dos Podcasts De política No Brasil”. Intexto, nº 53, agosto de 2022, p. 110787, doi:10.19132/1807-8583202253.110787.

Edição

Seção

Artigos