Tensões nas representações sobre o gaúcho

uma análise de "Eu reconheço que sou um grosso"

Autores

  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Martha Eddy K. Kling Bonotto UFRGS

Palavras-chave:

Narrativa musical. Identidade regional. Música regional. Identidade cultural do gaúcho. Análise do discurso.

Resumo

A narrativa da música regional é um dos componentes essenciais na construção da noção de identidade regional. Neste artigo tomamos para análise o discurso presente na composição do cantor gaúcho Gildo de Freitas, um defensor das tradições gaúchas. A narrativa musical evidencia como o cantor se posiciona diante das mudanças, decorrentes da passagem do tempo, que afetaram profundamente o cenário, ou seja, as condições de produção, e, portanto, os costumes, os valores da cultura e da tradição, transformando as imagens tradicionais do gaúcho. O objetivo do artigo é verificar quais os elementos que constituem a imagem do gaúcho e como expressam as tensões e os conflitos entre as representações sociais sobre o gaúcho do passado com as do presente. Assim, as representações assumem o papel de mediadoras na construção simbólica da identidade regional do gaúcho, mostrando como se caracterizam as “negociações” de sentidos, os conflitos e as tensões que permeiam os processos de sociabilidade que envolvem as construções identitárias.

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Biografia do Autor

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Dr. Em Sociologia pela USP – Prof. PPGCOM da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação- UFRGS

Martha Eddy K. Kling Bonotto, UFRGS

Me em Letras pela UFRGS e Profa. do DCI da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação- UFRGS

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vol. 17.

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Publicado

2013-12-16

Como Citar

Morigi, V. J., e M. E. K. K. Bonotto. “Tensões Nas representações Sobre O Gaúcho: Uma análise De ‘Eu reconheço Que Sou Um Grosso’”. Intexto, nº 29, dezembro de 2013, p. 142-58, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/39517.

Edição

Seção

Artigos