O fotolivro no ambiente tecnoimagético: considerações sobre a dimensão crítica da fotografia a partir de The Americans, de Robert Frank

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.94350

Palavras-chave:

Fotografia, Robert Frank, Fotolivro, Tecnoimagem

Resumo

Com a crescente retomada dos fotolivros no campo editorial, este artigo tem por objetivo discutir a relevância desses objetos para a circulação da fotografia, sobretudo num momento em que o cenário comunicacional se baseia numa ambiência tecnoimagética de onipresença da imagem digital e da tela como suporte. Tem-se, como estratégia de análise, a abordagem do percurso editorial do livro The Americans, de Robert Frank, desde sua primeira edição, em 1958, até a versão mais recente, de 2008. Sugere-se que a insistência dessa obra como uma importante referência evidencia que o livro, além de ser um relevante espaço para a circulação e divulgação, é decisivo para a expansão do potencial crítico da fotografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Souza e Silva, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, e do Departamento de Jornalismo e Editoração, ambos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Fotógrafo e pesquisador.

Bruna Sanjar Mazzilli, Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP.

Referências

BADGER, Gerry. Por que fotolivros são importantes. Zum, São Paulo, n. 8, p. 132-155, 2015.

BATE, David. The syntax of a photowork. In: BADGER, Gerry et al (org.). Imprint: visual narratives in books and beyond. Gothenburg: Negative, 2013. p. 49-75.

CHLADEK, Josef. Robert Frank – Les Américains. In: CHLADEK, Josef. Josef Chladek: on photobooks and books. [S. l.], 2019.

DARNTON, Robert. O que é a história dos livros? In: DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 109-131.

IMS. Sobre Robert Frank: os americanos + os livros e os filmes. São Paulo, 9 set. 2017.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

FLUSSER, Vilém. A escrita: há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.

FRANK, Robert. Les américains. Paris: Robert Delpire, 1958.

FRANK, Robert. The Americans. Nova York: Grove Press, 1959.

GREENOUGH, Sarah. Digging Deep. In: STEIDL, Gerhard (org.). Robert Frank, books and films, 1947-2017. Munique: Steidl, 2017. p. 30.

KEROUAC, Jack. Introdução. In: FRANK, Robert. Os americanos. São Paulo: IMS, 2017. p. 7-12.

PARR, Martin; BADGER, Gerry. The photobook: a history. Londres: Phaidon, 2004.

PARR, Martin; BADGER, Gerry. The photobook: a history. Londres: Phaidon, 2006. v. 2.

STEIDL, Gerhard. Robert Frank. The Americans. [S. l.]: Steidl, 2019.

STEIDL, Gerhard. The Americans por Gerhard Steidl | IMS Paulista. [Entrevista cedida a] Laura Liuzzi. [S. l.: s. n.], 10 set. 2017a. 1 vídeo (ca. 3 min).

STEIDL, Gerhard. The Epic Poet. In: STEIDL, Gerhard (org.). Robert Frank, Books and Films, 1947-2017. Munique: Steidl, 2017b. p. 1.

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Souza e Silva, W., e B. S. Mazzilli. “O Fotolivro No Ambiente tecnoimagético: Considerações Sobre a dimensão crítica Da Fotografia a Partir De The Americans, De Robert Frank”. Intexto, nº 52, março de 2021, p. 94350, doi:10.19132/1807-8583202152.94350.

Edição

Seção

Artigos