Os motivos tractarianos: notas introdutórias sobre o problema do sentido

Autores

  • Luis Milman UFRGS

Palavras-chave:

Sentido. Inefabilidade. Lógica. Semântica. Proposição. Forma lógica. Dizer. Compreeensão.

Resumo

A idéia de Wittgenstein sobre o silêncio instala-se na fenomenologia da linguagem como aquilo que é, pela linguagem, inalcançável. Não é a fenomenologia da comunicação que condiciona a experiência deste silêncio. Não estava em jogo, para o Jovem Wittgenstein, algo do âmbito da nossa competência para expressar (ou silenciar sobre) os conteúdos da nossa experiência. O silêncio atua ao nível da possibilidade de descrevermos a experiência do sentido da linguagem. Esta foi a conclusão apresentada por Wittgenstein no Tractatus (1921), um dos textos filosóficos mais comentados deste século. Este ensaio pretende discutir alguns pontos-chave dos motivos wittgensteinianos, significativos, sobretudo, para aqueles que se ocupam das questões filosóficas da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Milman, UFRGS

Doutorado em Filosofia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Mestrado em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-04-13

Como Citar

Milman, L. “Os Motivos Tractarianos: Notas introdutórias Sobre O Problema Do Sentido”. Intexto, nº 6, abril de 2008, p. 1-20, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3385.

Edição

Seção

Artigos