Ervilhas congeladas – o prossumidor contemporâneo e a exuberância cosmética dos produtos

Autores

  • João Anzanello Carrascoza ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202049.41-55

Palavras-chave:

Prossumidor. Comunicação. Publicidade. Embalagem. Literatura.

Resumo

Com a consolidação da cultura de consumo nas últimas décadas, novos agentes da relação entre produção e consumo surgiram, entre os quais o prossumidor – consumidor que é também produtor, uma vez que participa, voluntariamente ou não, do processo produtivo dos bens. Pretendemos, neste artigo, discutir aspectos ligados à “contribuição” do prossumidor no desenvolvimento de produtos, bem como em boicotes virtuais a seus fabricantes, por meio do conto Carta a um fabricante de ervilhas congeladas, da escritora Lydia Davis (2017). Para isso, mobilizaremos conceitos da teoria literária, do processo criativo publicitário e dos estudos sobre sociedade e consumo.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Carrascoza, J. A. “Ervilhas Congeladas – O Prossumidor contemporâneo E a exuberância cosmética Dos Produtos”. Intexto, nº 49, abril de 2020, p. 41-55, doi:10.19132/1807-8583202049.41-55.

Edição

Seção

Artigos