Tradição e modernidade: o sistema de comunicação japonês

Autores

  • Carlos Henrique Demarchi Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.103374

Palavras-chave:

Mídia, Políticas de comunicação, Convergência tecnológica, NHK, Sistemas de comunicação

Resumo

A caracterização do sistema de comunicação nipônico é um dos aspectos centrais do livro “Mídia no Japão”, recém-lançado pela FAC-UnB. A obra analisa como, em meio à convergência tecnológica, a mídia japonesa desenvolveu um modelo peculiar de comunicação, centrado no conglomerado público NHK (Nippon Hoso Kyokai), nos grupos nacionais kereitsu e na adaptação ao avanço dos serviços de streaming. Por fim, traz reflexões para o Brasil, que adotou o sistema japonês de televisão digital.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Demarchi, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru (SP). Membro do grupo de pesquisa Estado e governo. Professor do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano), campus de Araçatuba (SP).

Referências

HALLIN; Daniel; MANCINI, Paolo. Comparing media systems: three models of media and politics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

NAZARENO, Claudio. Mídia no Japão: como as comunicações do arquipélago sobrevivem à globalização e à internet. Brasília: FAC-UnB, 2020.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Demarchi, C. H. “Tradição E Modernidade: O Sistema De comunicação Japonês”. Intexto, nº 52, junho de 2021, p. 103374, doi:10.19132/1807-8583202152.103374.

Edição

Seção

Resenha