Priori Incantatem: uma discussão sobre a colonização do imaginário no larp blockbuster

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202049.290-304

Palavras-chave:

Comunicação. Imaginário. Mediosfera. Estudo de caso. Larp.

Resumo

O presente artigo tem por tema a relação do larp com os Estudos do Imaginário, sobretudo naqueles que têm recebido maior cobertura midiática, que podem ser chamados de larps blockbusters. A partir desse recorte, é discutida uma potencial colonização do Imaginário pela cooptação mercadológica dessa mídia. Para tanto, utiliza-se, sobretudo, os conceitos de mediosfera, vínculos hipnógenos e o potencial transcendente da comunicação por meio de uma revisão bibliográfica que dialoga com estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Miklos, Universidade Paulista

Graduado em História e Ciências Sociais. Mestre em Ciências da Religião e Doutor em Comunicação ambos pela PUC-SP. Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro sob supervisão da Prof.ª. Dra. Raquel Paiva (Bolsa CNPq, 2013-2014) e estágios de pesquisa - Vilém-Flusser-Archiv em Berlim (Auxílio FAPESP, 2013) e El Colegio de Frontera Sur (ECOSUR) em San Cristóbal de Las Casas, Chiapas, México (Auxílio Universidade Paulista, 2015). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP-SP). Membro do CISC - Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC-SP). É autor dos livros: Ciber-Religião: A Construção de Vínculos Religiosos na Cibercultura (Ideias e Letras) e Cultura e Desenvolvimento Local: Ética e Comunicação Comunitária (Érica/Saraiva). Os interesses de pesquisa alinham-se às teorias da imagem e do imaginário, à interseção entre religião, religiosidade e comunicação, teoria da mídia e ecologia da comunicação. Atualmente desenvolve Projeto de Pesquisa nomeado: ECOLOGIA DA COMUNICAÇÃO: ESTRATÉGIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NO IMAGINÁRIO RELIGIOSO.

Tadeu Rodrigues Iuama, Universidade Paulista

Doutorando em Comunicação pela Universidade Paulista. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba, graduado em Administração pela mesma instituição. Tem o larp (live action role play) e o RPG (Role Playing Game) como objetos de estudo. Participante dos Grupos de Pesquisas NAMI - Narrativas Midiáticas, sediado na Universidade de Sorocaba e Mídia e Estudos do Imaginário, sediado na Universidade Paulista.

Referências

BOWMAN, S. L. The functions of role-playing games: how participants create community, solve problems and explore identity. Jefferson: MacFarland, 2010.

BOWMAN, S. L. Imaginação ativa, individuação e narrativas de role-playings. Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 140-157, jun. 2017.

COLLEGE of Wizardry. Larp Tickets. Dziobak Larp Studios, København, 2017

CONTRERA, M. S. Mídia e Pânico: saturação da informação, violência e crise cultural na mídia. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2002

CONTRERA, M. S. Mediosfera: meios, imaginário e desencantamento do mundo. Porto Alegre: Imaginalis, 2017. (Série Hermas).

DZIOBAK Larp Studios. 10th Edition College of Wizardry, international school for witches and wizards,Poland, 2016. Disponível em: https://goo.gl/PcwDxG. Acesso em: 04 jul. 2017.

DZIOBAK Larp Studios . About us, København, 2017.

EM CAMPOS do Jordão, 'Hogwarts paulista' terá aulas no mês de agosto. Folha de São Paulo, São Paulo, 2 fev. 2017.

ESCOLA de Magia e Bruxaria do Brasil (EMB). Matrículas, Campos do Jordão, 2017.

FAIRWEATHER Manor. A nordic larp inspired by Downton Abbey, Poland, 2015.

FALCÃO, L. LIVE! Live Action Role Playing: um guia prático para LARP. São Paulo: NpLARP, 2013.

FATLAND, E. On Ripping Off and Selling Out. In: SVANEVIK, M. et al (ed.). Once Upon a Nordic Larp. Oslo: Rollespilsakademiet, 2017, p. 328-333.

FINE, G. A.Shared fantasy: Role Playing Games as Social Worlds. Chicago: The University of Chicago Press, 2002.

FORSTER, Katie. Harry Potter role-playing at real-life Hogwarts. The Guardian, London, 6 Mar. 2016.

FORTUNE & Felicity - a Jane Austen larp. [s.l.], 2017.

FRANKLIN, Laís. Filme produzido por fãs de Harry Potter ganha aval da Warner. Veja, São Paulo, 3 jun. 2017.

GRUZINSKI, S. A colonização do imaginário: sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol. Séculos XVI – XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

IUAMA, T. R.. O verso da máscara: processos comunicacionais nos larps e RPGs de mesa. Votorantim: Provocare Editora, 2018.

JASPER, Marykate. Disney and Lucasfilm Reveal New Details of Star Wars Land.The Mary Sue, New York, 18 apr., 2017.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.

KALAMA, A. K. et al. Role-play simulation engine. Assignee: Disney Enterprises, Inc; Burbank, CA. United States Patent Application Publication US 2013/0066608 A1. 14 mar. 2013. Disponível em: https://goo.gl/r8XjZP. Acesso em: 04 jul. 2017.

KARLSON, Petter. The Monitor Celestra – A Battlestar Galactica inspired frakkin’ spaceship larp. Petter Karlsson - Producer and Designer, [s.l.], 19 Mar. 2013.

MIKLOS, J. A construção de vínculos religiosos na cibercultura: a ciber-religião. 2010. 145f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

MIKLOS, J. Ciber-religião: o sacrifício do corpo na cibercultura. In: BORNHAUSEN, D. A.; MIKLOS, J.; SILVA, M. R. da (org.). CISC 20 anos: comunicação, cultura e mídia. São José do Rio Preto: Bluecom Comunicação, 2012.

MOCHOCKI, M. From College of Wizardry to Witcher School: A Comparative Study of Franchise Larp Design. Homo Ludens, v. 1, n. 9, 2016. Disponível em: https://bit.ly/31xM84Y, Acesso em: 13 jun. 2019.

MONTOLA, M. Role-Playing as Interactive Construction of Subjective Diegesis. In: GADE, M.; THORUP, L.; SANDER, M. (ed.). As larp grows up: Theory and Methods in Larp. Frederiksberg: Projektgruppen KP03, 2003, p. 82-89.

MONTOLA, M. Social Reality in Roleplaying Games. In: SAITTA, E.; HOLM-ANDERSEN, M.; BACK, J. (ed.). The Foundation Stone of Nordic Larp.Dinamarca: Toptryk Grafisk, 2014, p. 103-112.

MORIN, E. O Método 4: As Ideias: habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 1998.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulina, 2007.

NEW World Magischola. What is NWM?.Learn Larp, [s.l.], c2017. Disponível em: https://goo.gl/xk2Qfq. Acesso em: 04 jul. 2017.

ÖBERG, Bárbara. Escola de magia brasileira, inspirada em Harry Potter, abre matrículas. Veja, São Paulo, 5 dez. 2016.

PAPERS, H. P.. The Way We Do Business, Workshop '91.Florida: University of Central Florida, 1991. Disponível em: https://goo.gl/qhTyRh. Acesso em: 04 jul. 2017.

PETTERSSON, J. The Necessary Zombie. In: RASSTED, C. (ed.). Talk Larp – Provocative Writings from KP 2011. Copenhagen: Rollespilsakademiet, 2011, p. 124-131.

POHJOLA, M. The Manifesto of the Turku School. In: SAITTA, E.; HOLM-ANDERSEN, M.; BACK, J. (ed.). The Foundation Stone of Nordic Larp. Dinamarca: ToptrykGrafisk, 2014.

RAASTED, C. College of Wizardry – The Magic Continues. Nordic Larp, [s.l.], 2016.

ROWLING, J. K. Harry Potter e o Cálice de Fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

SAVVAS, G. Disney Parks Imagineers and Lucasfilm Share Details of Their Collaboration on Star Wars-Themed Lands. Disney Parks Blog, [s.l.], 15 apr. 2017.

SILVA, M. C. C. Comunicação e cultura antropofágicas: mídia, corpo e paisagem na erótico-poética oswaldiana. Porto Alegre: Sulina; Sorocaba: EDUNISO, 2007.

SILVA, M. R. da; BAITELLO JUNIOR, N. Vínculos hipnógenos e vínculos culturais nos ambientes da cultura e da comunicação humana. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 22., 2013, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2013

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Miklos, J., e T. R. Iuama. “Priori Incantatem: Uma discussão Sobre a colonização Do imaginário No Larp Blockbuster”. Intexto, nº 49, abril de 2020, p. 290-04, doi:10.19132/1807-8583202049.290-304.

Edição

Seção

Artigos