Sensacionalismo, um conceito errante

Autores

  • Márcia Franz Amaral

Palavras-chave:

Sensacionalismo. Imprensa popular. Matrizes culturais.

Resumo

O artigo mostra os limites e equívocos que acompanham a noção do sensacionalismo e busca os conceitos de Modos de Endereçamento e Matrizes Culturais para caracterizar as diversas estratégias usadas pelos produtos jornalísticos populares. No lugar da caracterização ampla de sensacionalismo, em que tudo cabe e pouco se explica, o artigo propõe “desfiar” o conceito, puxar novos fios analíticos e tecer uma malha que possibilite visualizar e analisar cada uma das especificidades a serem identificadas nos produtos jornalísticos populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Franz Amaral

Jornalista, professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

Amaral, M. F. “Sensacionalismo, Um Conceito Errante”. Intexto, nº 13, dezembro de 2008, p. 103-16, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4212.

Edição

Seção

Artigos