Os modelos culturais e a crise da educação: caminhos pedagógicos na Comunicologia de Vilém Flusser

Autores

  • Diogo Andrade Bornhausen Diretor de Pesquisas do Arquivo Vilém Flusser São Paulo, Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC-SP) e do Grupo de Estudos da Complexidade (UFRN) e Professor da Faculdade Armando Álvares Penteado.

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202051.103-121

Palavras-chave:

Vilém Flusser. Comunicologia. Cultura e Educação.

Resumo

O propósito deste estudo é investigar a Comunicologia proposta por Vilém Flusser por meio de seu diagnóstico sobre as transformações éticas, estéticas e epistemológicas impostas às sociedades. Esta interrogação parte da compreensão do autor de que os modelos culturais passam por uma crise, cujo centro está na incerteza sobre a consolidação dos comportamentos, das vivências e dos conhecimentos, especialmente observados nas estruturas educacionais. Tema pouco explorado do pensamento flusseriano, a educação é compreendida como comunicação ideologicamente planejada para o funcionamento social e defendida como possibilidade de construção de novos saberes, mais conscientes e engajados diante dos cenários observados pelo autor. Com o objetivo de realizar a análise desta proposição pedagógica, esta pesquisa realiza levantamento bibliográfico destes temas, postos em diálogo com as demais reflexões de Flusser. Esta contextualização auxilia na contribuição do autor em elucidar a profunda contradição que cerca a formação do conhecimento neste início de século XXI, interposto pela intensificação de dispositivos que prometem o livre acesso global em um ambiente que incita a revisão emergente das estruturas de aprendizado.

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Biografia do Autor

Diogo Andrade Bornhausen, Diretor de Pesquisas do Arquivo Vilém Flusser São Paulo, Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC-SP) e do Grupo de Estudos da Complexidade (UFRN) e Professor da Faculdade Armando Álvares Penteado.

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica na linha de pesquisa 'Processos de criação na comunicação e na cultura' pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pós-graduado Lato Sensu em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR). Diretor de Pesquisas do Arquivo Vilém Flusser São Paulo, Líder de Pesquisa do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia - CISC (CNPq), Professor de Metodologia Científica e Teorias da Comunicação (Graduação e Especialização) na Fundação Armando Alvares Penteado/SP, Professor convidado na Pós-Graduação Stricto Sensu Tecnología, Políticas y Culturas da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina e na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Áreas de atuação: Comunicação, Teoria da Mídia, Teoria da Imagem e Semiótica da Cultura.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Andrade Bornhausen, D. “Os Modelos Culturais E a Crise Da educação: Caminhos pedagógicos Na Comunicologia De Vilém Flusser”. Intexto, nº 51, dezembro de 2020, p. 103-21, doi:10.19132/1807-8583202051.103-121.

Edição

Seção

Dossiê Flusser: 100 anos