O reconhecimento do receptor-usuário na cidadania comunicativa

Autores

  • Ismar Capistrano Costa Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.102969

Palavras-chave:

Receptor, Usuário, Cidadania, Direito à Comunicação

Resumo

A cidadania comunicativa é definida como a consciência e o exercício do direito à comunicação que possibilite a inclusão dos diversos grupos sociais na visibilidade midiática. Este conceito exige o reconhecimento dos receptores-usuários dos meios como sujeitos desta garantia. Para isso, o acesso de qualidade aos equipamentos, sinais e conteúdos deve ser parte das políticas públicas, como também a potencialização das apropriações das mensagens, por meio de formações como a leitura crítica dos meios e do letramento digital. A participação dos receptores-usuários na gestão e no planejamento dos meios é outra conquista necessária para a democratização da comunicação. Assim, o reconhecimento deste direito exige uma regulação democrática da mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismar Capistrano Costa Filho, Universidade Federal do Ceará

Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Loyola, 2005.

COSTA FILHO, Ismar Capistrano. Estudos de recepção: da dominação hipodérmica às mediações dos usos sócias. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 16., 2014, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Intercom, 2014. não paginado.

DEMO, Pedro. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 1990.

DRUETTA, Délia. Repensar la apropriación desde la cultura digital. In: MORALES, Susana; LOYOLA, María Inés. Nuevas perspectivas en los estudios de comunicación: la apropiación tecno-mediática. Buenos Aires: Imago Mundi, 2013. p. 11-23.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GOMES, Itânia. Efeito e recepção: a interpretação do processo receptivo em duas tradições. Salvador: E-Papper, 2004.

GROHMAN, Rafael. A noção de engajamento: sentidos e armadilhas para os estudos de recepção. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Compós, 2017. não paginado.

HALL, Stuart. Da diáspora. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

LEVY, Pierre. Cibercultua. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro. UFRJ, 1997.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo. São Paulo: Loyola, 2004.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Pensar la educación desde la comunicación. Bueños Aires: Norma Editorial, 2002.

MARSHALL, Thomas Herbert. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MATA, María Cristina. Comunicación y ciudadania: problemas teórico-políticos de su articulación. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 8, n. 1, p. 5-15, jan./abr. 2006.

MONJE et al. Ciudadania Comunicativa: aproximaciones conceptuales y aportes metodológicos. In: PADILLA FERNANDEZ, A.; MALDONADO, E. (orgs). Metodologias transformadoras: tejiendo la red em comunicación, educación, ciudadania y integración en America Latina. Caracas, Fondo Editorial CEPAP: UNESR, 2009.

MOUFFE, Chantal. O regresso do político. Lisboa: Gradiva, 1990.

NUNES, Márcia Vidal. As rádios comunitárias nos movimentos sociais. In: PAIVA, Raquel. O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2007.

OROZCO GOMÉZ, Guillermo. Lo viejo y lo nuevo. Madrid: Ediciones de La Torre, 2000.

OROZCO GOMÉZ, Guillermo.. Recepción y mediaciones. Buenos Aires: Ed. Norma, 2002.

PERUZZO, Cícilia. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis: Vozes, 2004.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROSA, Fernanda Ribeiro. Inclusão Digital como política pública. Sur - Revista Internacional em Direitos Humanos. São Paulo, v. 10, n. 18, p. 33-55, jun. 2013.

ROSA, Fernanda Ribeiro; DIAS, Maria Carolina Nogueira. Por um indicador de letramento digital: uma abordagem sobre competências e habilidades em TICs. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas) - Curso de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Públicas,Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2012.

SANTORO, Luiz Fernando. A imagem nas mãos: o vídeo popular no Brasil. São Paulo: Summus, 1989.

SEN, Armatya. A Ideia de Justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

VALENTE, Jonas. Regulação democrática dos meios de comunicação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013.

WILHEM, Anthony. Visual sounding boards: how deliberative is online political discussion. In: HAUGE, Barry; LOADER, Brian. Digital democracy: discourse and decision making in the information age. Londres: Routlegde, 1999. p. 82-102.

WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes Ed., 2005.

WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Brasília: Universidade de Brasília, 2004.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois?. Porto Alegre: Sulina, 2003.

WOTTRICH, Laura. Cidadania comunicativa: apontamentos escassos de um campo de batalhas. Vitória: Congresso Mídia Cidadã, 2013.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Costa Filho, I. C. “O Reconhecimento Do Receptor-usuário Na Cidadania Comunicativa”. Intexto, nº 52, setembro de 2021, p. 102969, doi:10.19132/1807-8583202152.102969.

Edição

Seção

Artigos