Do movimento à mobilidade: uma análise semiótica da comunicação publicitária de marcas globais de automóveis

Autores

  • Maria Alice de Faria Nogueira Doutora; Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.112-124

Palavras-chave:

Cultura da mobilidade. Análise semiótica. Movimento. Comunicação publicitária. Marcas automobilísticas.

Resumo

A propensão à mobilidade contemporânea altera radicalmente os modos de vida em todas as esferas de atuação cotidiana, constituindo uma Cultura da Mobilidade que envolve a tudo e a todos em novas possibilidades e experiências. O marketing e a publicidade têm um papel importante no estímulo à circulação global de pessoas, mercadorias e informação por serem parte integrante fundamental do movimento dos objetos. A partir de um panorama do contexto global de uma sociedade móvel, em rede e de riscos, este artigo tem como objetivo apresentar a maneira com que a propensão à mobilidade foi representada na publicidade, baseada na análise semiótica de anúncios de marcas globais de automóveis.

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Biografia do Autor

Maria Alice de Faria Nogueira, Doutora; Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em História, Políticas e Bens Culturais (Cpdoc-FGV); Mestre em Comunicação Social (Puc Rio); Professora de Comunicação e Marketing na ECO-UFRJ e Pesquisadora do Programa Pesquisa e Produtividade da UNESA RJ. 

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

Nogueira, M. A. de F. “Do Movimento à Mobilidade: Uma análise semiótica Da comunicação publicitária De Marcas Globais De automóveis”. Intexto, nº 41, janeiro de 2018, p. 112-24, doi:10.19132/1807-8583201841.112-124.

Edição

Seção

Artigos