Hibridação de verdades políticas e midiáticas

Autores

  • Maria Helena Weber UFRGS

Palavras-chave:

Hibridação Mediática. Política. Políticomediático. Propaganda. Visibilidade. Opacidade.

Resumo

O artigo aborda questões vinculadas ao exercício de relações e poderes, entre mídias e política, quando em disputa pela posse da verdade, autoridade, credibilidade e opiniões. Para tanto analisa um texto-espetáculo (campanha publicitária) denominado A vida por todos os lados, do jornal Zero Hora, através da aplicação da Estrutura de Hibridação Mediática, cujas estratégias sustentam as mídias. Essa campanha é exemplar no cenário das relações e discursos específicos que demarcaram as ações do ano de 1999 entre dois sujeitos poderosos, o Governo do Estado do RGS, administrado pelo PT e a Rede Brasil Sul de Comunicações, tendo mobilizado disputas em espaços políticos, acadêmicos e institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Weber, UFRGS

Doutorado em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Downloads

Como Citar

Weber, M. H. “Hibridação De Verdades políticas E midiáticas”. Intexto, nº 6, dezembro de 2008, p. 61-99, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3388.

Edição

Seção

Artigos