Profetas da natureza: ver e dizer no sertão

Autores

  • Fernanda Bruno UFRJ
  • Karla Patrícia Holanda Martins UNIFOR

Palavras-chave:

Regime de visibilidade. Mídia. Profecias.

Resumo

O presente trabalho visa a explorar o regime de visibilidade posto em prática pelos profetas da natureza no sertão cearense. Pretende-se mostrar como esse regime de visibilidade resiste ao que vem sendo a tendência contemporânea tanto no mundo midiático quanto no mundo científico. Os dispositivos de visualização dos corpos e do mundo na tecnociência, os reality shows, webcams e câmeras de vigilância seguem o princípio de tudo ver e tudo mostrar, construindo um sentido de realidade intimamente atrelado à visibilidade. Numa outra direção, seguem os profetas da natureza que, num corpo a corpo com o mundo, lêem os signos discretos da vida sertaneja e entrevêem o que não se vê imediatamente, um diálogo que remete à dimensão invisível da visão e à dimensão política da palavra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Bruno, UFRJ

Doutora; Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Karla Patrícia Holanda Martins, UNIFOR

Doutora; Professora Cursos de Psicologia e Comunicação Social da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Como Citar

Bruno, F., e K. P. H. Martins. “Profetas Da Natureza: Ver E Dizer No sertão”. Intexto, nº 18, dezembro de 2008, p. 97-109, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/6734.

Edição

Seção

Artigos